Wanderlei Barbosa e o secretário-chefe da Casa Civil, Rolf Vidal, representaram o Gov
Foto: Jéssica Matos/Gov. TO

Com intuito de apresentar suas potencialidades e buscar mais recursos para o programa de desenvolvimento sustentável da região Amazônica, representantes dos nove estados da Amazônia Legal se reuniram nesta sexta-feira, 13, em Brasília com embaixadores da Noruega, Reino Unido, Alemanha e França. O Vice-governador Wanderlei Barbosa e o secretário-chefe da Casa Civil, Rolf Vidal, participaram das reuniões representando o Governo do Tocantins.

Na ocasião, foi apresentado aos Embaixadores um planejamento estratégico, construído a partir da última reunião do Fórum de Governadores da Amazônia Legal que ocorreu em agosto em Palmas, a fim de reforçar a ideia para a captação de novos recursos.

O Vice-Governador Wanderlei Barbosa reforçou a importância dos recursos do Fundo Estadual da Amazônia para a preservação, fiscalização e para colocar em prática ações em prol do desenvolvimento sustentável. “O setor produtivo não pode atropelar o meio ambiente. O Estado do Tocantins defende o desenvolvimento sustentável, mas manter este controle ainda é um grande desafio para os estados brasileiros, assim como é para o Tocantins. Este monitoramento que os estados precisam fazer na Amazônia necessitam de recursos e por isso, é tão importante esta parceria dos países europeus e a manutenção do Fundo da Amazônia”.

Os embaixadores demonstraram interesse em dar continuidade ao Fundo Amazônia e afirmaram estar em negociação com o governo federal para a liberação dos recursos já garantidos.

Segundo o secretário-chefe da Casa Civil, Rolf Vidal, o apoio e o estreitamento das relações entre os estados brasileiros com os países europeus, abre um leque de novas oportunidades e dá um sinal verde para financiamentos de novos projetos. “Ou seja, é uma possibilidade a mais para os estados melhorarem seus serviços públicos e acelerar o desenvolvimento sustentável da região”, disse o secretário.

Novo encontro

De acordo com os embaixadores, haverá uma nova reunião no próximo mês para apresentar respostas às demandas e projetos apresentados pelos Estados.