
A visita do ministro das Cidades Jader Barbalho Filho movimentou os bastidores da política regional nesta quinta-feira, 31. Sobretudo, deu novos contornos ao tabuleiro da disputa pela prefeitura de Araguaína nas eleições municipais de 2024.
Ao menos três nomes que pretendem disputar a prefeitura de Araguaína em 2024 prestigiaram e participaram do evento. São eles, o anfitrião do evento, prefeito Wagner Rodrigues, o deputado estadual Jorge Frederico e o deputado federal Alexandre Guimarães.
Nos bastidores, até então, era dado como certo que Wagner vai disputar a reeleição e o adversário seria Jorge Frederico, que busca ter apoio do governo para turbinar o grupo. Já o nome de Guimarães, apesar de cotado, estava um pouco sem visibilidade, sem holofotes.
Contudo, Alexandre Guimarães, coomo um dos articuladoores da visita do ministro, colheu mais frutos com a movimentação política. O próprio prefeito Wagner reconheceu o “esforço gigantesco” para viabilizar a agenda de Jader Filho. Além disso, Guimarães demonstrou proximidade com o ministro.
Isso porque a visita do ministro causou grande repercussão nos bastidores da política. E o nome de Alexandre foi bem falado nos bastidores da política, nas rodas e conversas e nos grupos de WhatsApp. As menções, em via de regra, destacam que Alexandre surpreendeu na eleição passada com a expressiva votação e a chegada à Câmara dos Deputados.
Alexandre chegou a ser chamado de “forasteiro” por Ronaldo Dimas, no último comício da disputa ao Governo do Estado em 2022. Isso tinha como objetivo tirar votos de Guimarães. Contudo, o feitiço virou contra o feiticeiro. Dimas perdeu para Wanderlei e Tiago Dimas não foi reeleito deputado federal.
Já Alexandre Guimarães surpreendeu e conquistou uma vaga na Câmara Federal. Na época da eleição, o jovem deputado, que até então era taxado de forasteiro, foi reconhecido nos bastidores da política com o nome de líder regional. Em Brasília, Alexandre vem se destacando na atuação parlamentar.
Guimarães faz parte do grupo que discute a Minirreforma eleitoral de 2024. E também faz parte da Comissão que investiga a queda no repasse do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) aos municípios.
Com o bom trânsito em Brasília, boas relações com o governador Wanderlei Barbosa e agora como articulador da visita do ministro, o nome de Alexandre se fortalece ainda mais no cenário político. A jovem liderança, surpresa da ultima eleição, ganha forças para entrar na disputa pela prefeitura de Araguaína em 2024.