Candidato pretende incentivar o turismo voltado para a pesca esportiva.
Foto: Reprodução

Em vídeo divulgado nas redes sociais, o candidato a prefeito de Araguaína da Coligação A Transformação Continua, Wagner Rodrigues (Solidariedade), destaca a força econômica do Lago Azul para o turismo de lazer. Wagner afirma que continuará promovendo torneios de pesca e eventos nas estruturas já implantadas pelo prefeito Ronaldo Dimas (Podemos), como Via Lago, praia, Centro de Convenções e Centro Esportivo de Canoagem.

“Oportunidade que nós temos e ainda não foi explorada: o turismo voltado para a pesca esportiva, para o lazer mesmo, e Araguaína sedia essa força econômica, esse é um dos compromissos que tenho”, afirmou o candidato.

No vídeo, Wagner fala ainda da importância do turismo para a cidade. “Pessoas descendo em Araguaína no nosso aeroporto, passando no comércio local, hospedagem, alimentação, fornecimento de combustível, venda de barco, tudo isso influencia muito na cadeia produtiva e vai servir como turismo em toda a nossa região”, destacou.

O candidato acredita que, em pouco tempo, os araguainenses e visitantes buscarão o lazer com a pesca esportiva no próprio Lago Azul. “Soltamos milhares de alevinos no lago e que vai proporcionar a pesca esportiva em pouco tempo. Um turismo voltado para o lazer, uma água maravilhosa. Temos já o Garimpinho e Araguaia e as pessoas saem para irem pescar em Manaus e Roraima. Isso não ser explorado é quase um pecado”, acrescentou.

Estrutura de turismo e lazer

Nas gestões de Ronaldo Dimas, foram implantados espaços de turismo e lazer antes inexistentes na cidade, além do Laboratório de Análise das Águas de Araguaína. A Via Lago é uma delas, que se tornou o maior cartão postal da cidade. A nova avenida fica na orla do Lago Azul e democratizou o acesso ao lago para toda a população.

Além da avenida, foi na gestão de Dimas que Araguaína conheceu a primeira praia do Lago Azul, criada para dar mais uma opção de lazer e garantir o uso e a preservação do lago. Já o primeiro centro de convenções da região norte do Tocantins está sendo construído também às margens do lago. A nova estrutura é ideal para trazer mais turismo e grandes eventos para a região.

Lago revitalizado

Mais de 200 mil peixes de espécies nativas estão sendo reintroduzidos no Lago Azul por meio do Projeto Lago Vivo. As espécies extintas no local após a construção da barragem do Corujão, na década de 1970, voltaram a ser vistas.  O projeto está monitorando a adaptação dos peixes ao ambiente, bem como a qualidade da água do lago, continuamente observada pelo Laboratório de Análise das Águas do Município.

Preparando novas gerações

A futura gestão de Wagner vai dar continuidade ao projeto da construção do Centro de Treinamento de Canoagem, que incentivará a prática da atividade esportiva dando oportunidade a população de praticar uma nova modalidade na região, além de contribuir para que, principalmente, os jovens estejam longe das drogas ou criminalidade.

O Parque Poliesportivo terá capacidade para atender e treinar 1.500 crianças e jovens, que além de terem mais uma opção de lazer, poderão realizar a iniciação ao esporte profissional. Numa área maior que 2 mil metros quadrados, o centro contará com salas de aula, miniauditório, alojamentos (masculino e feminino), oficina e piscina para treinamento.

O vídeo gravado no lago de Babaçulândia pode ser acessado na íntegra pelo link: https://bit.ly/2GnR9Y3