
Há 25 anos sem registrar casos de febre aftosa no rebanho, o Tocantins realiza neste mês de novembro a última etapa da campanha de vacinação contra a doença. A abertura oficial foi realizada pelo governador do Estado do Tocantins, Wanderlei Barbosa, nesta terça-feira, 1° de novembro, na Fazenda Nossa Terra, no município de Miranorte, e a expectativa é de imunizar 10,5 milhões de bovídeos (bovinos e bubalinos) de todas as idades, até o dia 30 de novembro.
O produtor também é obrigado a declarar o ato de vacinação nas unidades da Adapec até 10 dias após a compra do imunizante. Quem deixar de vacinar está sujeito a multa de R$ 5,32 por animal e R$ 127,69 por propriedade não declarada. A emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA) para movimentação dos animais está condicionada ao cumprimento das exigências.
A partir desta campanha, o Tocantins vive a expectativa de receber o status de estado livre da febre aftosa sem vacinação por parte do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Atualmente, o Tocantins é considerado livre de aftosa com vacinação, conforme o Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa 2017-2026 (Pnefa).
Valorização
O governador Wanderlei Barbosa destacou o trabalho sanitário segmentado ao longo dos anos e a importância desse status para valorização da carne tocantinense no mercado nacional e internacional. De acordo com o Governador, a Adapec e os produtores foram imprescindíveis nesse processo e o desafio a partir do próximo ano será avançar a condição sanitária, o que será feito com o fortalecimento das estruturas de fiscalização.
"Tivemos muita disciplina para chegar até aqui, uma vitória do Estado, que terá o seu produto muito mais valorizado no mercado mundial, é isso que queremos, um Tocantins forte, exportando proteína animal", frisou alertando para a responsabilidade de todos para colaborar com a evolução sanitária e a vigilância do rebanho. "Esse é um trabalho que vamos fazer, manter a fiscalização, o cuidado, para que possamos continuar com o Tocantins livre da febre aftosa", pontuou o Governador.
Trabalho
O Tocantins está há 25 anos livre da febre aftosa com vacinação e faz parte do bloco IV, de acordo com o Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa 2017-2026 (Pnefa). Junto com ele, também vai retirar a vacinação outras unidades federativas: Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Distrito Federal. Até então, no país, apenas Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Acre, Rondônia e algumas regiões do Amazonas e Mato Grosso possuem a certificação internacional de zona livre de febre aftosa sem vacinação.