O governo do Estado pagou na folha do mês de maio a data-base a mais de 41 mil servidores do Tocantins sendo 11,8 mil efetivos da Secretaria de Estado da Educação e (Seduc). O pagamento foi creditado neste sábado, 31. Com isso, servidores da área técnica e educadores em sala de aula comemoram.
“Todo aumento é bem vindo. Estávamos na expectativa de receber a data-base que vai beneficiar todos os professores, aumentando o potencial de compra”, disse a professora do Centro de Ensino Médio (CEM) Tiradentes, Wanderlene Leite de Araújo.
O professor de matemática Diêgo Monteiro de Queiroz, também do CEM Tirandentes, é efetivo nos quadros da Educação desde 2009. Para ele, o reajuste fará diferença na renda anual. “É um aumento considerável. Se for levado em conta mês a mês faz muita diferença. O governo está cumprindo o que foi acordado com o sindicato e dessa forma, dialogando com a classe, certamente a Educação do Tocantins irá bem”, destacou.
Parcela única
Considerando o pagamento aos servidores da Seduc, foram injetados na economia do Estado um montante de R$ 4,5 milhões. O reajuste foi pago de uma só vez na folha do mês de maio, sendo que anteriormente era feito apenas em outubro, parcelado. Esta medida foi destacada pelo o assessor técnico da Diretoria de Educação Básica da Seduc, Josiel Gomes, um dos beneficiados. “É um aspecto importante, pois os reajustes eram pagos em até seis vezes e esse agora foi pago integralmente. Para quem vai tirar férias será ótimo porque já vai poder contar com esse aumento”, disse.
“É um aumento baseado no INPC e que será pago fielmente. Penso que vá fazer a diferença não apenas para o servidor, mas que refletirá em ganhos também para o comércio”, avaliou o professor de física Pedro Carlos Damasceno.
A data-base
Para o assessor técnico da Subsecretaria de Educação Básica, Luciano Alves, o reajuste vai ajudar a melhorar a renda dos servidores. “Estávamos esperando esse aumento e o percentual está acompanhado os índices de inflação. Vai ajudar a incrementar a renda, porque quando sobe o salário mínimo, tudo sobe de preço, e perdemos um pouco o poder de compra. Com esse reajuste essa diferença é minimizada”, frisou.
A data-base trouxe o reajuste em um percentual de 10,8%, que corresponde à inflação acumulada de outubro de 2012 e abril de 2014. Ao todo, mais de 41 mil servidores efetivos em todos os órgãos do governo do Estado foram beneficiados.