A Polícia Militar divulgou, na manhã desta segunda-feira (9), o balanço criminal da cidade de Araguaína referente ao período de janeiro a dezembro do ano de 2022. No comparativo com o mesmo período de 2021, os dados indicam redução de 23% de crimes de furtos a estabelecimento comercial.
Também foi registrado queda de 18% de acidentes de trânsito, 14% em registros de roubos e uma redução de 3% de crimes de homicídios.
Em números, foram 79 armas de fogo apreendidas, 191 veículos recuperados e 742 pessoas presas.
Pelo terceiro ano consecutivo, os dados compilados no balanço criminal do 2º BPM é positivo quando se refere aos principais crimes registrados na cidade de Araguaína.
Essa produtividade positiva é resultado de um trabalho árduo realizado pelo Batalhão Araguaia, além de ações integradas da Polícia Militar com instituições da rede de segurança da cidade de Araguaína, tais como: Polícia Civil, Polícia Penal, Guarda Municipal, Agência de Segurança, Transporte e Trânsito (ASTT), Bombeiros Militares, Departamento Municipal de Posturas e Edificações (DEMUPE) e Judiciário.
Os números do balanço criminal são mais significativos ainda quando comparados aos dados apresentados no mesmo período do ano de 2020. Em relação a 2020, as ocorrências de roubos reduziram em 52%, os homicídios caíram 13%, seguido de acidentes de trânsito e furtos a estabelecimentos comerciais, que sofreram queda de registro de 46% e 45% respectivamente.
Formação de praças
O 2ºBPM informou que o emprego dos alunos do Curso de Formação de Praças do batalhão foi um fator preponderante para a queda de ocorrências Com o estágio supervisionado, o Batalhão Araguaia conseguiu aumentar diariamente sua capilaridade ostensiva, o que resultou em mais ações preventivas e repressivas, dando mais segurança ao cidadão araguainense.
“A atuação firme da Polícia Militar no combate à criminalidade no decorrer do ano de 2022, contou com um trabalho articulado com entre as instituições da segurança pública, garantindo maior tranquilidade ao cidadão de bem que precisa, trabalhar, estudar, empreender, e desfrutar de lazer com segurança. Portanto, o policiamento ostensivo tem sido fundamental no dia a dia das pessoas, ao garantir justiça e segurança em todos os momentos”, afirma o Tenente Coronel QOPM Valdeonne Dias da Silva.