Autoestima está ligada com a felicidade em vários aspectos da vida.
Foto: Jackson David/Unsplash

Nada melhor do que a virada do ano para trazer um ar de renovação. Essa troca de calendário faz as pessoas pararem, refletirem e olharem mais para si. Nessa autoanálise, muitas mulheres se dão conta de que o ano passou voando e elas não tiveram momentos para cuidar do amor próprio, destruindo assim sua autoestima.

Que tal começar 2021 se amando mais? Confira as quatro dicas que selecionamos para começar a elevar sua autoestima agora mesmo:

  1. Busque autoconhecimento

“Como se amar sem se conhecer?”, é a pergunta da editora de beleza do Universo Delas, Beatriz Camara. Em seus artigos, a escritora tem como propósito fortalecer o amor próprio das mulheres. Para ela, autoconhecimento é o caminho principal para resgatar e aumentar a autoestima. Isso é possível com atividades como meditação, ioga, terapia, entre outras. “É através do autoconhecimento que você poderá entender porque se sente menos valorizado em certos aspectos, para então, melhorar esses pontos”, afirma.

  1. Não se compare com os outros

Fácil de dizer, difícil de executar, especialmente em tempos de rede social. Acontece que não sabemos o que de verdade acontece na vida do outro, o que é exibido é apenas uma parcela da verdade. Ainda, as pessoas têm histórias diferentes, o que torna impossível uma comparação justa. Como exigir o mesmo nível de autoestima de uma garota que precisou começar a trabalhar aos 14 anos para ajudar em casa, e de uma adolescente que foi criada com todo tempo do mundo para si? Respeite sua história e honre seu passado.

  1. Seja gentil consigo mesma

Não seja tão durona com você. Quando aprender onde a ferida sangra através do autoconhecimento, acolha-se. Ame seu corpo e compreenda suas falhas. Não se sabote. Quando perceber que está pensando, e até mesmo falando, coisas ruins sobre você, mude as palavras para construir frases positivas a seu respeito. É muito fácil entrar na onda do “meu cabelo está péssimo hoje”, “estou me sentindo gorda” ou “minha pele está horrível”. Troque por “eu me amo do jeito que sou”.

  1. Viva sua autenticidade

Para se amar de verdade você precisa ser você mesmo, portanto, viva sua autenticidade. Quando você se conhece, aprende a respeitar aquilo que você é. Um exemplo de autenticidade tocantinense é a blogueira Alessandra Araújo, que já conta com mais de 800 mil seguidores no Instagram @alessandraraujo. A influencer mostra sua simplicidade através do humor, cativando a todos com seu jeito único e autêntico. Encontre sua essência e viva isso ao máximo.

Ao contrário do que se pensa, a autoestima não tem relação apenas com a estética, mas também com a autoconfiança, melhor desempenho em atividades sociais e no trabalho, além de influenciar até mesmo na capacidade cognitiva. Colocando essas quatro dicas em prática você vai conseguir construir um caminho mais respeitoso e feliz para viver sua verdade. É dessa forma que, consequentemente, a autoestima se eleva e a qualidade de vida também.