Continuando as ações de enfrentamento ao Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre Chikungunya e vírus Zika, no Município de Araguaína, os agentes de combate às endemias, mesmo no feriado do padroeiro da cidade, Sagrado Coração de Jesus, nesta quarta-feira, 15, continuarão em atividade. O objetivo é visitar as residências que encontram fechadas em dias comuns.
 
Com dados da Secretaria da Saúde – Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), mais de oito mil imóveis não são visitados por estar fechados quando os agentes passam. “No feriado é mais fácil encontrar as famílias em casa, é um bom dia para repassar informações. Com a ajuda de toda a comunidade, podemos combater os focos”, explicou o superintendente municipal de Vigilância em Saúde, Eduardo de Freitas.
 
Aproximadamente 140 agentes irão inspecionar os imóveis, de 7h30 às 11 horas e 13 às 17 horas.
 
Serviços essenciais
Além do trabalho dos agentes, no combate ao Aedes, serviços essenciais, que por sua natureza não podem ser paralisados ou interrompidos, irão funcionar normalmente como a Unidade de Pronto Atendimento (UPA/24h), Hospital Municipal de Araguaína (HMA) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
 
Padroeiro
O feriado é municipal, alusivo ao padroeiro da cidade, Sagrado Coração de Jesus. A data é comemorada pela Igreja na sexta-feira da semana seguinte à Festa de Corpus Christi, portando não tem dia fixo, segue o calendário cristão.
 
Em Araguaína, a lei que regulamenta o feriado no Município é a de nº 1.508, de 7 de novembro de 1994, que instituiu o dia 15 de junho, para a comemoração oficial do padroeiro, no Município, visto que, naquele ano, teria caído nesta data as festividades. O prefeito na época, Joaquim de Quinta Lima, oficializou então a data.