Educação

Acadêmica araguainense é um dos 30 brasileiros selecionados para treinamento nos EUA

No total, são 500 escolhidos no mundo. Destes, 60 irão para os Estados Unidos

O projeto da Gabriela Gomes Carvalho é sobre o tráfico de animais e a sua insustentabilidade.
Foto: Divulgação

A rotina de um aluno de um curso superior é cheia de aulas, estudos, trabalhos e algumas participações em congressos. Quanto maior for essa participação, maior é o reconhecimento.

Mas no caso da Gabriela Gomes Carvalho, acadêmica do 5º período de Medicina Veterinária de uma Faculdade particular de Araguaína, isso foi muito além.

Gabriela foi uma das 500 pessoas selecionadas em todo o mundo para participar da United People Global Sustainability Leadership, um treinamento para líderes de sustentabilidade. 

Ele é promovido pela United People Global (UPG), cujas atividades apoiam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas, a ONU.

A melhor surpresa de todas

Quando realizou sua inscrição em novembro do ano passado, a Gabriela estava com poucas expectativas, mas quando o e-mail confirmando a sua participação chegou em fevereiro, teve até gritaria.

“A gente se inscreve, bota fé que vai conseguir, mas quando é algo de nível internacional e com uma concorrência gigantesca, a confiança nunca fica em 100%. Meus pais e a minha irmã sempre acreditaram que eu seria escolhida. Sou uma pessoa bem otimista, mas não imaginava assim, então quando eu recebi o e-mail de confirmação, foi uma festa”, conta Gabriela.

O projeto da Gabriela é sobre o tráfico de animais e a sua insustentabilidade. A Medicina Veterinária é conhecida por defender três importantes pilares: Ambiental, Humano e Animal, justamente as áreas que o tráfico de animais silvestres afeta.

Apenas 500 selecionados mundialmente

Das 500 pessoas selecionadas, apenas 30 eram brasileiras, e Gabriela agradece o apoio que recebeu da faculdade.

“Foi e é muito importante para a minha indicação, pois traz mais garantia de que eu tenho uma instituição forte que vai me ajudar dando suporte para a aplicação do meu projeto”, enfatiza Gabriela.

60 irão para os EUA

As 500 pessoas selecionadas participaram de um treinamento online que durou seis semanas. Desses, 60 serão selecionados para uma viagem de uma semana com tudo pago ao Hurricane Island Center for Science and Leadership, um importante centro de pesquisa e divulgação científica que fica na cidade de Rockland, estado do Maine, Estados Unidos.    

“Vamos orientar a Gabriela nesta segunda etapa, que é a organização e modelação de tudo o que foi feito para atender as exigências deste treinamento mundial. Vamos trabalhar na linha do empreendedorismo de impacto com uma abordagem inovadora”.

Visita internacional 

Em novembro de 2017, a FACIT-TO recebeu a visita do professor norte-americano Egan Kyle Green, da Radford University. Ele desenvolveu uma pesquisa acadêmica em parceria com a FACIT-TO na região do Rio Araguaia abordando o tráfico de animais silvestres.

“Isso mostra que há muito tempo estamos engajado nessa causa e fazemos questão de difundir isso entre nossos acadêmicos. E é um enorme motivo de orgulho termos uma aluna militante desse movimento de combate ao tráfico de animais”, afirma Carollyne Mota, diretora financeira da faculdade.