Foi realizada a perícia veicular e pelo motor constatou-se que esse ônibus havia sido furtado em 2018
Foto: Divulgação PM/PR

A Polícia Civil, por meio da 104ª Delegacia de Conceição do Tocantins. elucidou um crime de adulteração de veículo utilizado para o transporte escolar. O veículo clonado foi localizado em Santa Tereza do Oeste (PR) e apreendido pelo 6º Batalhão da Polícia Militar de Cascavel, nesta quinta-feira, 13, após informações repassadas pela 104ª DP.

A delegada Melícia Resende Ganzaroli explica que o caso chegou à delegacia após a Prefeitura de Conceição registrar um Boletim de Ocorrência, informando que ao tentar emplacar dois ônibus escolares, adquiridos pelo Governo Federal e repassados ao município, descobriu que em Cascavel haviam dois veículos com as mesmas características e sinais identificadores, já emplacados.

“A Prefeitura de Conceição recebeu esses veículos novos do Governo Federal para destinar ao transporte escolar dos alunos do município. Quando foram realizar o emplacamento, o Detran-TO informou que não tinha como fazer o emplacamento porque consta que os ônibus já estão emplacados em Cascavel."

"O representante da Prefeitura de Conceição do Tocantins chegou a pensar que estivesse com um produto ilegal e veio até a Delegacia para fazer um Boletim de Ocorrência. Solicitei uma perícia veicular e quando recebi o laudo veio a surpresa, os ônibus que estão em Conceição são os originais, são os verdadeiros veículos, todos os sinais identificadores são originais”, explica a delegada.

A suspeita da autoridade policial é de que os ônibus emplacados em Cascavel foram clonados. “Entrei em contato com a Polícia Militar de Cascavel e a guarnição realizou diligências no sentido de encontrar os veículos."

"Nesta quinta, um dos veículos foi localizado no pátio de um posto de combustíveis na cidade de Santa Tereza do Oeste (PR), foi realizada a perícia veicular e pelo motor constatou-se que esse ônibus havia sido furtado em 2018 e estava com sinais identificadores alterados. Fato curioso é que os veículos de Conceição são da marca Volkswagen e os de Cascavel da marca Marcopolo/Volare”, complementa a delegada.

Conforme apurado pela PM de Cascavel, tanto o veículo apreendido quanto o outro clonado pertencem a uma empresa que presta serviços para as prefeituras locais no ramo de transporte escolar.

“A Polícia Militar solicitou que a empresa entregasse o outro veículo, mas até o momento isso não ocorreu. Além da motorista que estava com o ônibus apreendido, ninguém compareceu ao local, apenas as advogados da empresa fizeram contato telefônico”, informa a delegada Melícia.

“Essa integração e troca de informações é o caminho mais curto contra a prática de crimes. Com a ação integrada, foi localizado um veículo produto de crime que com isso poderá enfim voltar ao seu legítimo proprietário. Além disso, os ônibus de Conceição do Tocantins, que atendem inúmeras crianças e adolescentes em idade escolar na zona rural carente,  poderão voltar a transitar, trazendo sintomaticamente benefício para a àrea da educação do município”, finaliza a delegada.

 

 

A Polícia Civil do Paraná instaurou um inquérito a fim de apurar as responsabilidades da empresa de transporte quanto à clonagem dos veículos que deverão ser restituídos aos verdadeiros proprietários.