Notícias

Aciara celebra 50 anos com posse da nova diretoria e lançamento de livro

O livro será lançado oficialmente nesta segunda-feira (24), no Espaço de Eventos da Faculdade Católica Dom Orione

Associação Comercial e Industrial de Araguaína (ACIARA)
Foto: ACIARA - Araguaína
 Associação Comercial e Industrial de Araguaína (ACIARA) celebra, nos dias 24 e 25, seu Jubileu de Ouro com uma programação especial que inclui o lançamento de um livro comemorativo, uma missa em ação de graças e a posse da nova diretoria.

O livro será lançado oficialmente nesta segunda-feira (24), no Espaço de Eventos da Faculdade Católica Dom Orione, reunindo empresários, autoridades, associados e convidados. A programação destaca a importância histórica da instituição e reforça seu papel no desenvolvimento econômico de Araguaína.

No mesmo dia, às 19h, será celebrada uma missa na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, marcando os 50 anos de fundação da ACIARA. Já no dia 25, a instituição encerra as festividades com a cerimônia de posse do novo presidente e da nova diretoria.

Livro registra legado e trajetória da ACIARA

O livro comemorativo dos 50 anos foi desenvolvido para preservar a memória da entidade, reunindo marcos que evidenciam sua contribuição para o fortalecimento do comércio e da indústria de Araguaína. Entre os destaques, está uma linha do tempo ilustrada que apresenta eventos, programas e ações que marcaram a história da Associação ao longo de meio século.


A publicação também reúne dados sobre o quadro de associados e a diversidade dos segmentos representados, além de uma seção especial com fotografias históricas e atuais da sede e do comércio local, evidenciando as transformações econômicas da cidade.

Produção acadêmica em parceria com a UFNT


O projeto foi desenvolvido em parceria com a Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), por meio do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Território. A equipe utilizou a metodologia da história oral, entrevistando ex-presidentes, familiares e personalidades ligadas à trajetória institucional.

Sob a coordenação do professor Dernival Venancio Ramos Junior, o livro apresenta a evolução do comércio araguainense narrada pela perspectiva dos personagens que contribuíram diretamente para a consolidação da ACIARA.

“O presidente Fábio trouxe a ideia, nós dialogamos e decidimos que o livro partiria da trajetória das pessoas que construíram a instituição ao longo desses 50 anos. Ao mesmo tempo, queríamos que a obra falasse da história de Araguaína e das pessoas que contribuíram para a entidade. É um livro que fala das pessoas, fala da ACIARA e fala de Araguaína.

Nesse sentido, o livro ganha relevância enquanto produto cultural e acadêmico, pois resulta de uma pesquisa baseada na metodologia da história oral. Ele preserva, divulga e valoriza não apenas a trajetória de ex-presidentes e presidentas, mas também a própria história da ACIARA e como a entidade atua na construção do comércio da cidade e da região”, explica o coordenador.

O presidente da ACIARA, Fábio Lopes, destaca que o livro foi idealizado para ir além da celebração do Jubileu de Ouro, tornando-se um material de relevância histórica ao preservar a trajetória da instituição e de Araguaína.
“O livro conta a história dessas cinco décadas desde a criação da instituição. É de suma importância porque quem não registra sua memória é capaz de esquecê-la. A ACIARA não poderia deixar de aproveitar este momento do seu cinquentenário para elaborar essa obra. Esse será um legado tanto para a história da Associação quanto para a história de Araguaína”, pontua.

Para ele, este é um momento de celebrar a importância da entidade, considerada uma das mais relevantes do Tocantins e a maior representante do associativismo na região.

“É de grande importância poder celebrar o Jubileu de Ouro, celebrar 50 anos. Foram décadas de lutas, batalhas e conquistas, em que várias pessoas e empresários se dedicaram a essa causa em prol da união e da construção de uma instituição que provou, ao longo do tempo, sua consolidação, importância e relevância. O dia 25 marca o momento em que um grupo de empresários se uniu e fundou a ACIARA. É um dia de gratidão, de memória e de valorização do legado deixado por cada ex-presidente, por cada associado que contribuiu com seu trabalho e sua história. Cinquenta anos é uma data especial, que merece ser celebrada. Passamos todo o ano comemorando e agora consolidamos ainda mais esse alicerce para que possamos avançar pelas próximas décadas, movimentando o comércio e atendendo aos interesses dos nossos empresários e associados em prol do bem comum. Parabéns à ACIARA e parabéns a Araguaína, porque juntos somos muito mais fortes”, afirmou Fábio Lopes.

A Associação Comercial e Industrial de Araguaína (ACIARA) foi fundada em 25 de novembro de 1975, no salão nobre do Colégio Santa Cruz, no então estado de Goiás. Um grupo de empresários liderado por Benedito Ferreira tinha como missão representar e defender a classe empresarial araguainense.