Associação de bares e restaurantes teme restrições mais severas em Araguaína
Foto: Divulgação

A Associação Comercial e Industrial de Araguaína (Aciara) se manifestou, nesta quinta-feira (10), em apoio a donos de bares, restaurantes e ao ramo de eventos de Araguaína. A associação reivindica o direito desses profissionais trabalharem cumprindo os protocolos de segurança estabelecidos no decreto municipal nº 43/21. 

Devido ao aumento de casos de covid, o novo decreto municipal proibiu o funcionamento de bares, clubes e balneários, incluindo também a realização de festas e eventos como formaturas e casamentos.

O consumo de bebida alcoólica em bares, restaurantes, estabelecimentos comerciais e locais públicos foi proibido. Também foi suspensa a música ao vivo e mecânica.

Por meio de nota pública, a Aciara frisou que empresários do ramo de bares, restaurantes, eventos e profissionais como músicos, garçons, cozinheiras, fotógrafos, decoradores entre outros envolvidos na área de lazer e entretenimento "precisam trabalhar" e "garantir seu sustento".

A nota ressalta que cumprindo o protocolo de quatro pessoas por mesa, a distância de 1,5m e o uso de máscara, “os riscos de contaminação são baixíssimos".

Sobre a possibilidade de o vírus se arrastar por muitos anos, a associação questiona ainda e como ficam esses profissionais proibidos de trabalhar. "Reivindicamos que os eventos voltem a acontecer, limitando-se o número de pessoas que o ambiente comporta e cumprindo todas as regras acima descritas".

Por fim, a Aciara diz que apoia as medidas para conter a disseminação do coronavírus, a fiscalização rígida e a penalidade para quem não cumprir. Porém, pede o direito de todos trabalharem. 

Veja a íntegra da nota