O fato foi registrado no km 497 da BR 153, em Paraíso do Tocantins
Foto: Divulgação PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagrou no fim da manhã desta terça-feira (18) um adolescente de 17 anos dirigindo um caminhão na BR 153, em Paraíso do Tocantins. 

No momento da abordagem, o rapaz utilizava óculos escuro e boné e apresentou CNH válida. No entanto, a equipe suspeitou que o condutor não era a mesma pessoa da foto e solicitou que este retirasse os acessórios. 

Assim que retirou os objetos, a equipe confirmou que o condutor não era a mesma pessoa da CNH apresentada. Questionado, o adolescente confessou que a CNH era do seu pai e que ele possuía apenas 17 anos e era estudante do ensino médio. 

Relatou ainda que seu pai trabalha em uma oficina de caminhões e que foi ele quem lhe entrou o veículo e a CNH. Alegou que já dirigiu caminhão apenas no pátio da oficina, sendo que na rodovia era a primeira vez. 

Confessou, ainda, que utilizou os óculos escuros e boné com o objetivo de enganar e evitar a fiscalização, e que por isso se fez passar por seu pai. 

O adolescente não portava nenhum documento de identificação no momento da abordagem.

Diante dos fatos, o adolescente foi enquadrado na conduta do ato infracional de usar, como próprio, documento alheio (art. 308 do Código Penal). O adolescente foi encaminhado para o Conselho Tutelar.