Ex-secretário de Segurança Pública do Tocantins, Cristiano Sampaio.
Foto: Secom-TO

O ex-secretário de Segurança Pública do Tocantins, Cristiano Barbosa Sampaio, assumiu um cargo no Ministério da Justiça. A nomeação dele foi publicada nesta quinta-feira, 24, no Diário Oficial da União. Sampaio vai exercer o cargo de coordenador-geral de pesquisa e inovação da Secretaria Nacional de Segurança Pública.

Cristiano Sampaio é delegado da Polícia Federal e estava no comando da Segurança Pública do Tocantins. Ele assumiu o cargo em dezembro de 2018 e foi afastado em outubro de 2021 pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Na ocasião, a STJ afastou toda a cúpula da segurança do Tocantins, assim como o governador Mauro Carlesse, por seis meses. Sampaio é investigado pelo Ministério Público Federal e pela Polícia Federal, por suspeita participar de uma suposta organização criminosa que atuaria obstruindo investigações e vazando informações a investigados no Tocantins.

Em nota, o Ministério da Justiça justificou que o inquérito contra Sampaio está em andamento e que é um profissional muito experiente.

"O inquérito está em andamento, não havendo nenhuma conclusão sobre as suspeitas levantadas. Por outro lado, o delegado de Polícia Federal Cristiano Barbosa Sampaio apresenta elevada experiência profissional e tem muito a contribuir com o Ministério da Justiça e Segurança Pública".