Ramila Macedo/Araguaína Notícias

Os candidatos que fizeram o curso de formação para agente de trânsito de Araguaína estão indignados com a falta de pagamento da bolsa-auxílio. Segundo fonte do AN, 95 candidatos têm direito ao recebimento. Eles reclamam ainda sobre as nomeações, prometidas para o mês de outubro, mas que ainda não se concretizaram.

Consta no Edital de Convocação para o Curso de Formação o direito a uma bolsa-auxílio, proporcional à quantidade de dias do curso, com valor correspondente a 60% do salário para o cargo.

Esses valores nunca foram pagos e nem mesmo a administração pública fez questão de esclarecer o não pagamento” reclamou um aprovado que preferiou o anonimato.

Candidatos procuraram o AN e explicaram que o curso foi feito entre os dias 14 a 26 de setembro em período integral na sede da DREA. Durante esse período, eles estudavam das 7h30 às 12:00h e das 14:00 às 18h30. “No edital disse que a bolsa deveria ser paga durante o curso de formação”.  

- Esse dinheiro era para ajudar nas despesas durante o curso. A AMTT, como requisito de matrícula, pediu muitos exames, antecedentes e todos são pagos. E o curso de formação teve gasto, além da distância, material e apostila. Disse o denunciante.

Segundo ele os “candidatos estão indignados com essa situação. Já foram feitos todas as etapas do concurso, mas a Prefeitura não nomeou ninguém ainda. Já deveria ter feito essas nomeações, pelo menos. Sem dinheiro e sem nomeação” lamentou.

No início do curso, a prefeitura havia anunciado que atuação dos agentes nas ruas estava prevista para a segunda quinzena do mês de outubro. Fato que não ocorreu. O resultado final do concurso foi publicado no último dia 23, no site da organizadora, Fundação Universa.

Foram oferecidas 40 vagas, sendo 20 imediatas e 20 reservas, com salário inicial de R$ 1.621,05.

Outro lado

Em nota ao Araguaína Notícias, a Prefeitura de Araguaína não explicou sobre a falta de pagamento. Informou que “questões administrativas estão sendo realizadas para que o pagamento seja efetuado. A previsão é de que aconteça em uma semana”.  O valor da bolsa é de R$ 363 para cada candidato.

Sobre as nomeações, informou que “os candidatos aprovados serão chamados ainda este mês através de publicação no Diário oficial”.