Apresentação realizada no auditório da UFNT, no Cimba, contou com familiares e amigos dos estudantes
Foto: Marcos Sandes/Ascom

A noite dessa quarta-feira, 14, foi de espetáculo teatral Auto de Natal com mais de 30 alunos da UMA (Universidade da Maturidade de Araguaína). A apresentação foi realizada no Auditório da UFNT (Universidade Federal do Norte do Tocantins) no campus Cimba, em Araguaína.
 
Aluno da universidade há três anos, desde que ficou viúvo, o aposentado José Pereira, 72 anos, estava ansioso para subir ao palco e mostrar seu talento. “Eu ganhei uma família, porque estava me sentindo muito sozinho, já me formei, mas, não deixo de ir a faculdade e nem de participar desses momentos. Hoje, vai ser um show no palco”.
 
Espetáculo


A apresentação teatral Auto de Natal envolveu poesia, música, dança e teatro para contar a história de um lar de idosos que estava prestes a fechar as portas por problemas financeiros, quando os moradores da casa decidem fazer uma apresentação artística para conseguir recursos e manter o abrigo em funcionamento.
 
Envolvendo a temática natalina, os artistas encantaram o público de quase 200 pessoas e viram o milagre de Natal acontecer quando, ao final da trama, a dona do lar de idosos desiste da venda.
 
“Demos o nosso melhor para que nossos parentes e conhecidos que vieram nos prestigiar pudessem entender a situação dos moradores desse lar para idosos. E como estou feliz em, pela primeira vez, participar de um espetáculo que teve um final feliz, assim como eu sou feliz em fazer parte da família UMA”, disse Dona Iracy Costa, 79 anos, aluna da universidade.
 
Preparativos

Todo enredo do espetáculo, ensaios, cenário e outros detalhes foram organizados durante as aulas de teatro

Todo enredo do espetáculo, ensaios, cenário e outros detalhes foram organizados durante as aulas de teatro realizadas gratuitamente pela Secretaria da Cultura, Esporte e Lazer de Araguaína, na Praça CEU (Centro de Esportes Unificado), no Setor Araguaína Sul, em parceria com a UMA.
 
“É muito gratificante ver o resultado do esforço desses jovens idosos que se dedicaram muito para que tudo ocorresse. Foi uma lição de vida ver o desempenho, o desejo em aprender, decorar as falar para se tornarem atores nesta noite, o que muitos aqui nem imaginavam um dia ser. Este espetáculo é a prova pública de tudo que realizamos ao longo do ano em nossas aulas de teatro”, destacou o coordenador de Projetos da Praça CEU, Luiz Navarro.
 
Além da Secretaria da Cultura, Esporte e Lazer, a Universidade da Maturidade tem o apoio da Prefeitura também por meio da Secretaria da Educação em todas as atividades, disponibilizando sala de aula, materiais e professores.