Alunos e Professores do Colégio Estadual José Bonifácio em Xambioá, região norte do estado, gravaram um vídeo chamando a atenção para a forte seca que atinge o Rio Araguaia e preocupa a população. Eles fizeram um pedido de socorro diante do triste cenário que se estende ao longo do rio.
Cerca de 200 alunos caminharam até o meio rio e juntos fizeram uma coreografia formando um "SOS". O objetivo foi sensibilizar a população para a estiagem que castiga o rio. Imagens captadas por drone mostram a dimensão do problema. Segundo os ribeirinhos, já é o terceiro ano consecutivo que as águas do Araguaia baixam de forma assustadora.
Segundo o site G1 Tocantins, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente informou que o nível do rio baixou quase dois metros de janeiro até outubro.
As baixas do rio têm causado medo aos cerca de 250 pescadores da região que sobrevivem do que o rio oferece para manter o sustento da família. Em alguns pontos, a água não ultrapassa 20 centímetros, é possível até caminhar.
As pedras do rio que estavam encobertas no início do ano, apareceram. "Antes a gente ia para o rio e trazia 70 ou 80 quilos de peixe. Hoje a gente não traz mais essa quantidade, a gente traz de 30 a 40 quilos. Está difícil pescar", disse o pescador Antônio Sousa.
Confira as imagens Fabrino B Moura