Fernando Almeida

Desde a criação em 1980, o terminal rodoviário de Araguaína não é reformado por completo. Agora, segundo a prefeitura, a obra de modernização e revitalização já foi iniciada e está orçada em 300 mil reais.

De acordo a Agência Municipal de Transporte e Trânsito (AMTT), a previsão é que a obra seja concluída até o final do ano. E a reforma começou na iluminação, com a troca das lâmpadas do terminal e nas praças no entorno. Também com a retirada de árvores, cujas raízes penetravam ao calçamento e banheiro, causando assim prejuízos. 

Ainda conforme a AMTT, todos os guichês serão padronizados  e nos acessos aos terminais de embarques serão instaladas catracas para o controle do fluxo de passageiros.  O local também contará com áreas climatizadas, salas vips, cadeiras confortáveis e novos banheiros. Além das salas para a Agência Tocantinense de Regulação (ATR), Polícia Militar, Conselho Tutelar e Juizado da Infância e Juventude.

Atualmente, em média mil pessoas passam pelo terminal rodoviário de Araguaína em baixa temporada. Em épocas como fim de ano, férias ou mês de julho o fluxo de passageiros dobra, chegando a dois mil por dia.  No local, 20 empresas de transporte estão instaladas.  Cada  permissionário paga à Prefeitura um valor mensal pela locação que varia entre 146 e 561 reais.

Já os recursos para custear a reforma, orçada em 300 mil, vem da taxa de embarque e dos ‘alugueis’ que as empresas pagam para usar o terminal.  Hoje, o terminal conta com 16 guichês de venda de passagens, 05 para venda de alimentos e 03 para artigos populares. O Araguaína Notícias solicitou da prefeitura informações sobre o inicio das obras de um novo terminal, prometido por Dimas na campanha, mas não obteve resposta.