A Polícia Militar recebeu na manhã desta quarta-feira, 05, a doação de uma aeronave e de um caminhão tanque para abastecimento de aeronaves da Companhia Independente de Operações Aéreas (CIOPAER). A solenidade de entrega da aeronave ocorreu no Aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues e contou com a presença do vice-governador do estado, Wanderley Barbosa, do comandante geral da PM, coronel Jaizon Veras Barbosa, o secretário de Segurança Pública, Cristiano Barbosa Sampaio e demais autoridades.
A aeronave foi batizada, como é de tradição da aviação, por um arco de água de dois caminhões da Brigada de Combate a Incêndios do aeroporto de Palmas. E também foi abençoada pelo padre Paulo Frade e o pastor Niobey Aier.
A aeronave Cessna 210 foi apreendida pela Polícia Federal numa operação em 2015. Devido a seus estado de conservação e performance foi pleiteada por diversos estados, sendo que a proposta do Governo do Tocantins para utilização na segurança pública foi a aceita. O modelo é ideal para grupamentos policiais, sendo um avião versátil com baixo custo de manutenção.
O monomotor tem capacidade para transportar seis pessoas e voar em linha reta horizontal acima dos 300 km por hora, detém ainda autonomia de até nove horas de voo ininterrupto, possibilitando execução de operações policiais imediatas e rápido apoio aos locais mais longínquos do estado.
A doação do caminhão tanque-abastecedor cuja capacidade é de 400 litros, para Companhia Independente de Operações Aéreas (CIOPAER), faz parte de um projeto do Governo do Tocantins de reaparelhamento da Secretaria de Segurança Pública. O veículo foi adquirido por meio de recursos do convênio nº 853683/2017, entre os governos federal e estadual. Com essa doação, o CIOPAER terá sua autonomia da aeronave aumentada a fim de suprir as demandas para o fornecimento de combustível além das sedes que são Araguaína, Gurupi, Porto Nacional e Paraíso.
O tenente-coronel PMMT Chiroli abriu os discursos ressaltando os benefícios da aviação de segurança pública para o estado do Mato Grosso. Destacou que o Tocantins é um estado novo e, consequentemente, possui os requisitos para ter uma aviação de segurança pública fortalecida. Para o piloto, a integração entre as forças de segurança e o apoio do poder judiciário são fatores preponderantes para que a sociedade, cada vez mais, tenha segurança.
Segundo o Presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins, a segurança pública exercida de maneira eficiente resulta em um trabalho da justiça também eficiente. Para o poder judiciário, é mais que um dever colaborar com as polícias para que a justiça tenha bons trabalhos no combate às drogas, fortalecendo cada vez mais a segurança do estado. Agradeceu a homenagem recebida e a dividiu com os juízes Dr. Gilson, Dr. Sérgio Leal e Luiz Zilmar, no apoio para que a aeronave do estado pudesse ser recebida.
Na solenidade, foram feitas homenagens aos colaboradores beneméritos, autoridades cujo apoio profissional foi essencial para que a aeronave fosse adquirida pelo estado do Tocantins, sendo eles: o presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins, Helvécio de Brito Maio Neto, o juiz de direito, Luiz Zilmar dos Santos Pires, o tenente-coronel PMMT, Juliano Chiroli, e o piloto-comandante, Fábio Nalim.