
Aprovados no processo seletivo para Agente Comunitário de Saúde (ACS) e de Agente de Combate a Endemias (ACE) de Araguaína, realizado em setembro do ano passado, ainda estão aguardando convocação para nomeação. Um dos aprovados procurou o AN nesta semana para cobrar o chamamento da terceira etapa.
O seletivo teve provas no dia 25 de setembro de 2022 e ofertou 90 vagas para o cargo de Agente Comunitário de Saúde (ACS) e 96 para Agente de Combate a Endemias (ACE).
Até o momento, conforme publicações no Diário Oficial, foi realizada convocação em duas etapas, sendo a primeira no mês de junho, com chamamento de 25 ACE e 37 ACS. A segunda convocação ocorreu no dia 2 de agosto, quando 31 ACE e 49 ACS foram chamados.
Desde a última convocação já se passaram três meses, e quem ainda aguarda dentro do número de vagas não tem previsão de quando devem ser chamados.
“A última chamada completa agora três meses. Chamaram em duas remessas, nós somos da terceira. O período era de 60 dias e já estourou, que é o período probatório do pessoal que foi chamado”. Explicou um aprovado que preferiu não se identificar, por medo de represálias.
A espera gera angústia e muitos estão desempregados e passando necessidades. “É uma questão social também. Nosso grupo tem mães solteiras que está desempregada aguardando chamamento”.
O que diz a prefeitura
Procurada pela reportagem, a Prefeitura de Araguaína informou que "a terceira convocação de ACS (Agentes Comunitários de Saúde) e ACE (Agentes de Combate a Endemias) aprovados no processo seletivo está prevista para o início de janeiro de 2024. A próxima etapa contempla 16 ACS e 30 ACEs. Até o momento, a Secretaria da Saúde de Araguaína já convocou e deu posse para 86 ACSs e 56 ACEs, fortalecendo as equipes de campo que dão suporte à saúde da população".