A Secretaria da Saúde de Araguaína já convocou e deu posse para 86 ACSs e 56 ACEs
Foto: Marcos Sandes/Secom

Aprovados no processo seletivo para Agente Comunitário de Saúde (ACS) e de Agente de Combate a Endemias (ACE) de Araguaína, realizado em setembro do ano passado, ainda estão aguardando convocação para nomeação. Um dos aprovados procurou o AN nesta semana para cobrar o chamamento da terceira etapa.  


O seletivo teve provas no dia 25 de setembro de 2022 e ofertou 90 vagas para o cargo de Agente Comunitário de Saúde (ACS) e 96 para Agente de Combate a Endemias (ACE). 
Até o momento, conforme publicações no Diário Oficial, foi realizada convocação em duas etapas, sendo a primeira no mês de junho, com chamamento de 25 ACE e 37 ACS. A segunda convocação ocorreu no dia 2 de agosto, quando 31 ACE e 49 ACS foram chamados. 

Desde a última convocação já se passaram três meses, e quem ainda aguarda dentro do número de vagas não tem previsão de quando devem ser chamados. 
A última chamada completa agora três meses. Chamaram em duas remessas, nós somos da terceira. O período era de 60 dias e já estourou, que é o período probatório do pessoal que foi chamado”. Explicou um aprovado que preferiu não se identificar, por medo de represálias. 


A espera gera angústia e muitos estão desempregados e passando necessidades. “É uma questão social também. Nosso grupo tem mães solteiras que está desempregada aguardando chamamento”.

O que diz a prefeitura

Procurada pela reportagem, a Prefeitura de Araguaína informou que "a terceira convocação de ACS (Agentes Comunitários de Saúde) e ACE (Agentes de Combate a Endemias) aprovados no processo seletivo está prevista para o início de janeiro de 2024. A próxima etapa contempla 16 ACS e 30 ACEs. Até o momento, a Secretaria da Saúde de Araguaína já convocou e deu posse para 86 ACSs e 56 ACEs, fortalecendo as equipes de campo que dão suporte à saúde da população".