Fernanda de Alcantara e Thatiane Cunha

De 23 a 25 de maio, Araguaína contará com as ações da Semana do Bebê, inédita na cidade. As atividades envolverão a comunidade nas áreas de saúde e educação para chamar a atenção para os direitos à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de 0 a 6 anos de idade. A implantação será a partir das 8 horas desta segunda-feira, dia 23, no Parque Cimba, com a assinatura da Lei Municipal pelo prefeito Ronaldo Dimas e apresentações artísticas.
 
A semana, uma mobilização social apoiada pelo Fundo das Nações Unidas pela Infância (UNICEF), terá ações em pontos estratégicos junto às gestantes, pais e adolescentes, como unidades básicas de saúde (UBS) e escolas. Entre as atividades estão rodas de conversas, palestras, apresentações artísticas, encontros e ações sociais e de saúde.
 
Abertura
Durante a abertura da semana, além da assinatura da lei que institui a mobilização no Município, o público contará com pintura facial para as crianças, palhaçoterapia, coral, bambolê, ballet e mesa de frutas.
 
Simultaneamente à abertura do evento, gestantes e mães de recém-nascidos (puérperas) participarão de rodas de conversas nas UBS Dr. Dantas, no Setor Costa Esmeralda, e UBS Dr. Raimundo Gomes Marinho, no Setor Maracanã. Ainda na segunda, a partir das 14 horas, rodas de conversas também serão feitas na UBS José Ronaldo, no Setor Dom Orione.  
 
As ações nas escolas iniciarão no Colégio Militar, no Setor Coimbra, das 11h às 12h15 e das 17h15 às 18h15 com as palestras “O direito à saúde dos adolescentes” e “Adolescência, sexualidade e gravidez”.
 
Programação
Nas UBS, as rodas de conversas ainda acontecerão nos dias 24 e 25, com início às 8 horas. No dia 24 serão nas UBS Ponte, no Setor Ponte; UBS Senador Benedito Vicente Ferreira, no Setor José Ferreira; e UBS Barros, no Setor Barros. No dia 25, nas UBS Araguaína Sul, no Setor Araguaína Sul; UBS JK, no Setor JK; e UBS Albeny Soares de Paula, no Setor Couto Magalhães.
 
Nas escolas, as palestras serão realizadas no dia 24, no Colégio Estadual Adolfo Bezerra de Menezes, no Bairro São João, às 8 horas; e simultaneamente, às 20 horas, acontecerão nas escolas municipais Manoel Lira, no Setor Nova Araguaína; Simão Lutz, no Setor Araguaína Sul; e Tereza Hilário Ribeiro, no Setor Raizal.
 
No dia 25, os estudantes contarão com palestra no Colégio Estadual Ademar Vicente Ferreira Sobrinho, no Bairro JK, às 9 horas.
 
Também no dia 25, acontecerão as ações sociais e de saúde, com atividades físicas, atendimentos odontológicos, aferição de pressão, expedição de CPF e Carteira de Identidade (RG), palestras, entre outras. As ações serão na Escola Municipal Edília Moraes Soares, no Setor Araguaína Sul 2, às 7h30; e na Escola Municipal Luiz Gonzaga, no Setor Costa Esmeralda, às 16 horas.
 
E no último dia de ação da Semana do Bebê ainda haverá o encontro do primeiro bebê nascido após a implantação da Lei Municipal da Semana do Bebê com o prefeito Ronaldo Dimas, no Hospital Dom Orione, onde será entregue simbolicamente a chave da cidade.
 

Serviço
O quê? Implantação da Semana do Bebê e rodas de conversas;
Quando? Segunda-feira; 23, às 8 horas;
Onde? Abertura no Parque Cimba e rodas de conversas nas UBS Dr. Dantas, no Setor Costa Esmeralda, e UBS Dr. Raimundo Gomes Marinho, no Setor Maracanã.
 
Resumo da programação
Dia 23 (segunda-feira)
8h – Abertura Semana do Bebê com implantação da Lei Municipal e apresentações (Parque Cimba);
8h – Rodas de conversas nas unidades básicas de saúde (UBS Dr. Dantas, no Setor Costa Esmeralda, e UBS Dr. Raimundo Gomes Marinho, no Setor Maracanã);
11h – Palestras “O direito à saúde dos adolescentes” e “Adolescência, sexualidade e gravidez” (Colégio Militar, no Setor Coimbra);
14h - Rodas de conversas nas unidades básicas de saúde (UBS José Ronaldo, no Setor Dom Orione);
17h15 - Palestras “O direito à saúde dos adolescentes” e “Adolescência, sexualidade e gravidez” (Colégio Militar, no Setor Coimbra).
 
Dia 24 (terça-feira)
8h - Rodas de conversas nas unidades básicas de saúde (UBS Ponte, no Setor Ponte; UBS Senador Benedito Vicente Ferreira, no Setor José Ferreira; e UBS Barros, no Setor Barros);
8h – Palestra “Gravidez na adolescência” (Colégio Estadual Adolfo Bezerra de Menezes, no Bairro São João);
20h – Palestra “Licença paternidade e cuidados com a 1ª Infância” (Escola Municipal Manoel Lira, no Setor Nova Araguaína; na Escola Municipal Simão Lutz, no Setor Araguaína Sul; e na Escola Municipal Tereza Hilário Ribeiro, no Setor Raizal).
 
Dia 25 (quarta-feira)
7h30 - Ações sociais e de saúde, com atividades físicas, atendimentos odontológicos, aferição de pressão, expedição de CPF e Carteira de Identidade (RG), palestras, entre outras (Escola Municipal Edília Moraes Soares, no Setor Araguaína Sul 2);
9h – Palestra “Prevenção ao uso do tabaco, álcool e outras drogas” (Colégio Estadual Ademar Vicente Ferreira Sobrinho, no Bairro JK);
9h - Encontro do primeiro bebê nascido após a implantação da Lei Municipal da Semana do Bebê com o prefeito Ronaldo Dimas (Hospital Dom Orione);
16h -  Ações sociais e de saúde, com atividades físicas, atendimentos odontológicos, aferição de pressão, expedição de CPF e Carteira de Identidade (RG), palestras, entre outras (Escola Municipal Luiz Gonzaga, no Setor Costa Esmeralda).