Notícias

Araguaína avança com programa de inseminação artificial gratuita em bovinos

Parceria entre Prefeitura e Conafer já atendeu 60 produtores rurais com doses gratuitas de sêmen e acompanhamento técnico especializado

Nosso principal objetivo é tornar o pequeno produtor mais competitivo
Foto: Marcos Filho Sandes / Secom Araguaína

Mais de 600 animais já foram inseminados gratuitamente em Araguaína, beneficiando pequenos produtores por meio do programa Mais Pecuária Brasil. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Araguaína e a Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (Conafer).

O programa permite que o produtor escolha tanto a raça quanto a linhagem que mais se adequa ao objetivo do seu rebanho, contemplando tanto o gado de corte quanto o leiteiro.

Esta é a sexta fase do projeto. Em cada fase, 100 fêmeas são inseminadas artificialmente e de forma gratuita, para que o pequeno produtor de leite ou mesmo de gado de corte possa melhorar a linhagem do seu rebanho. Nosso principal objetivo aqui é aumentar a produção, tornando o pequeno produtor mais competitivo no mercado e melhorando a renda da população rural araguainense”, explicou o prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues, durante visita técnica aos produtores beneficiados no povoado Gurgueia.

Até o momento, 60 pequenos produtores rurais já foram atendidos, recebendo gratuitamente doses de sêmen de touros de raças selecionadas, além de todo o acompanhamento técnico de um médico veterinário da Conafer.

Nós realizamos primeiramente todos os protocolos hormonais exigidos antes do trabalho de inseminação artificial e então, após os tratamentos adequados, inseminamos as fêmeas com o sêmen do touro escolhido pelo próprio produtor, dentro do banco que possuímos. Isso permite que o produtor escolha tanto a raça, quanto a linhagem que mais irá se adequar ao objetivo do seu rebanho. No caso do gado leiteiro, por exemplo, os resultados são visíveis na produção de leite, que em média passa de 6 litros para 12 litros, por meio do melhoramento genético”, explica o médico veterinário da Conafer, Carlos Alberto Estolano.

Apoio ao pequeno produtor

Os primeiros produtores beneficiados estão nos projetos de assentamento Paraíso, Três Riachos, Zona Rural do distrito de Novo Horizonte, Assentamento Rio Preto, Paraíso e Comunidade Gurgueia. O programa também será levado a outras regiões, como os assentamentos Coruja e Caju Manso.

O primeiro lote de bezerras já nasceu aqui na minha propriedade e estou muito otimista com os resultados. Além do apoio técnico, o que me deixa mais contente é ver o empenho da Prefeitura de Araguaína em ajudar os pequenos produtores que, como eu, não teriam condições de investir nesse tipo de melhoria. Isso está nos ajudando a crescer e prosperar”, afirma o pecuarista Vilmar Morais de Lima, criador de gado leiteiro há 10 anos.

Etapas do processo

Na primeira etapa, as vacas recebem hormônios estimuladores do cio e um Dispositivo Intrauterino (DIU), que alinha o ciclo de fertilidade do rebanho e otimiza o trabalho de inseminação. O procedimento é feito com sêmen de touros da Alta Genetics, empresa líder mundial em inseminação artificial e parceira da Conafer.

Todo o processo é realizado com acompanhamento veterinário e sem custos para os produtores. A biotecnologia aplicada permite melhorar a produção de arrobas por hectare, tamanho da carcaça, fertilidade, eficiência alimentar e resistência a doenças, aumentando a produtividade com menor custo.

Programa Mais Pecuária Brasil

O programa é contínuo e oferece, anualmente, inseminação em até 600 animais. Para participar, o produtor deve se cadastrar no Departamento Municipal de Agricultura, localizado na Rua 25 de Dezembro, em frente à OAB.

A documentação necessária inclui:

  • Comprovante de residência

  • Documento de identidade

  • Ficha sanitária da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) com vacinação da brucelose e febre aftosa

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (63) 99951-4083.

O programa é uma parceria entre a Prefeitura e a Conafer, oferecendo tecnologia de ponta sem custo para os pecuaristas familiares.    Marcos Filho Sandes / Secom Araguaína