Notícias

Araguaína inaugura 1ª etapa da Av. Siqueira Campos, a maior obra de infraestrutura do Estado

Nova via, que liga a Via Norte à Av. Castelo Branco, foi inaugurada no último dia 8 com a presença do prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos

A primeira etapa da Av. Siqueira Campos tem cerca de três quilômetros de extensão, aproximadamente seis quilômetros de meio de vias, considerando as duas pistas.
Foto: Marcos Filho Sandes / Secom Araguaína

Moradora de Araguaína desde que nasceu, há 46 anos, a dona de casa Zildete Pereira da Silva agora vive bem em frente a uma das rotatórias da nova Avenida Governador José Wilson Siqueira Campos, no Setor Itapuã. Ela lembra que, por muitos anos, conviveu com trechos sem asfalto e ficou surpresa com a grandiosidade da obra.

“É uma obra maravilhosa, era muito esperada por todos nós que moramos nessa região. E, na verdade, a gente não achava que ia ser uma avenida tão linda desse jeito. A gente pensava que ia ser só uma ponte, uma rua asfaltada, mas essa avenida surpreendeu todo mundo. Com certeza vai ficar muito mais fácil de sair e chegar em casa agora”, afirmou.

Primeira etapa entregue com quase três quilômetros de extensão

A primeira etapa da maior obra de infraestrutura urbana do Tocantins, que liga a Via Norte à Avenida Castelo Branco, foi inaugurada no fim da tarde do último dia 8, com a presença de moradores, autoridades políticas e convidados.
O prefeito Wagner Rodrigues destacou que o projeto enfrentou muitos desafios devido ao tamanho e à complexidade de atravessar diversos bairros ao longo do leito do Córrego Neblina.

Prefeito Wagner Rodrigues

“Muita gente até chegou a achar que seria prejudicada com essa nova avenida, mas, na verdade, serão muito beneficiadas. Agora elas podem ver isso. Por isso eu agradeço cada secretário, cada servidor, cada parlamentar parceiro, lá da gestão anterior, no início do projeto, na captação do recurso, até a execução durante a nossa gestão, todos que deram sua parcela de contribuição para chegarmos nesse momento histórico para Araguaína”, declarou.

Durante a cerimônia, Wagner também apresentou um vídeo com o andamento das obras da segunda etapa da avenida, que seguirá da Avenida Castelo Branco até o Setor Universitário, somando mais dois quilômetros.

Homenagem e presença de autoridades

O prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, representando a família do homenageado, participou da solenidade e reforçou a importância da obra.

Eduardo Siqueira Campos, prefeito de Palmas

“Essa é uma avenida lindíssima. Eu imaginava que era muito grande, mas encontrei aqui algo extraordinário”, disse.

“Nenhum outro lugar deste estado fez uma homenagem tão linda ao meu pai, como esta que estou recebendo aqui hoje. Araguaína é, sim, uma capital de excelência na educação, na saúde, no planejamento urbano, na modernidade, uma cidade que é a locomotiva econômica desse Tocantins. É uma cidade referência no planejamento urbano, na modernidade, na eficiência do gasto público. Eu estou lisonjeado por estar aqui com vocês nesse momento”, completou.

“Marco para a mobilidade urbana”, diz secretário

Para o secretário municipal de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano, Frederico Prado, a entrega da primeira etapa marca uma nova fase para Araguaína.

Frederico Prado, secretário municipal da Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano

“Essa nova avenida é um marco para a mobilidade urbana de Araguaína. É uma transformação que nossa cidade já demandava há anos e agora já estamos entregando a primeira parte, que já fará uma diferença enorme no dia a dia dos moradores da região. Estamos vivendo uma nova era na infraestrutura urbana e muito mais será feito, porque Araguaína cresce todos os dias e precisamos acompanhar isso”, avaliou.

Estrutura e investimentos da primeira etapa

A primeira etapa da Avenida Siqueira Campos possui cerca de três quilômetros de extensão e aproximadamente seis quilômetros de vias considerando as duas pistas. O trajeto parte da Via Norte, no Jardim Goiás, e cruza os setores Noroeste, Vila Rosário e Couto Magalhães até chegar à Avenida Castelo Branco.

Durante a execução, o Córrego Neblina foi canalizado para receber a avenida dupla. O trecho inclui mais de 2.300 metros de macrodrenagem, além de calçadas acessíveis, ciclofaixa e arborização.

Iniciadas em setembro de 2023, as obras receberam investimento de R$ 87.207.297,78, financiados pela CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe.

Mais mobilidade e novas travessias

Ainda na primeira etapa, a Prefeitura construiu quatro novos pontos de passagem interligando ruas dos setores Noroeste, Itapuã e Neblina à nova avenida:

  • Avenida Neief Murad
  • Rua Gaspar Dutra
  • Rua Olinda
  • Rua 13 de Setembro/Rua Mandaraí

Ao longo de toda a extensão, 11 novas travessias substituem antigas pontes, oferecendo estruturas mais seguras, com maior vazão de água e reduzindo pontos de alagamento nas vias transversais.

Impacto ambiental e geração de empregos

Na canalização do Córrego Neblina, mais de 300 ligações clandestinas de esgoto foram removidas, evitando poluição. Os imóveis da região já começam a ser atendidos pela nova rede de esgoto, com mais de 70 ligações executadas pela BRK.

As obras da avenida também geraram mais de 750 empregos diretos e indiretos.

“E é só o começo. Uma nova via abre oportunidades para que novos estabelecimentos comerciais possam surgir, outros devem ampliar suas operações. E tudo isso significa mais emprego e renda para a população”, reforçou Wagner.

Segunda etapa prevista para 2026

Prefeito Wagner mostra o andamento da etapa 2 da Av. Siqueira Campos

A segunda etapa da avenida seguirá da Avenida Castelo Branco aos setores Universitário, Vila Santiago, Bela Vista e Vila Norte. Serão quase dois quilômetros, totalizando quatro quilômetros de pista, com calçadas acessíveis e ciclofaixas circundando o futuro Parque Neblina.

O investimento inclui ainda duas bacias de detenção de águas da chuva, integradas ao sistema de drenagem do Córrego Neblina. Uma delas está praticamente concluída e a outra já está em execução, com previsão de entrega no primeiro semestre de 2026.

Também estão previstos três parques urbanos de preservação na região da bacia.

O andamento das obras:

  • 93% da drenagem concluída
  • Terraplanagem acima de 90%
  • Pavimentação com quase 60%
  • Guias e sarjetas acima de 30%
  • Iluminação com 37% executado

A previsão de entrega da segunda etapa é primeiro semestre de 2026.