Foto no Carnabalada em Araguaína
Foto: Marcos Sandes

O prefeito Wagner Rodrigues (SD) baixou novo decreto, de número 076, que flexibiliza o funcionamento de todas as atividades econômicas em Araguaína.  As novas medidas, já em vigor, foram publicadas no Diário Oficial do Município (D.O.M), datada do dia 29.

O decreto libera a utilização da Via Lago, Parque Cimba, Complexo Beira Lago, praças, academias ao ar livre e similares. Ainda autoriza a retomada da prática de atividades físicas em todas as suas modalidades, obedecendo o distanciamento social.

Já bares, restaurantes, cinemas, academias, e boates poderão funcionar com ocupação máxima de 70% da capacidade do ambiente, sendo obrigatório a fixação de placa informativa. O novo decreto ainda permite música ao vivo nos bares e restaurantes. 

A medida também libera a realização de eventos artísticos, esportivos, religiosos, conferências, seminários, oficinas, exposições, shows, casamentos, aniversários, colações de graus, formaturas e similares. Todo evento deve ter autorização prévia para funcionar, o ambiente ter ocupação de 70% e os participantes apresentaram teste negativo de covid-19.

Aulas presenciais

O decreto autoriza ainda a retomada das aulas presenciais no âmbito da Rede Municipal de Ensino de Araguaína, na Rede Privada, estágios supervisionados em geral, cursinhos e afins.  Devendo seguir as diretrizes estabelecidas pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED).

A realização de velório está liberada, com exceção das mortes por covid-19. Desde que cumpram todos os protocolos sanitários deste decreto, mantendo o distanciamento social, disponibilização de álcool 70 graus INPM e as orientações do protocolo da FUNAMC. 

Igrejas e templos

Já as  igrejas e templos poderão realizar suas atividades, devendo obedecer todos os protocolos sanitários de distanciamento social.  O decreto mantém a proibição do consumo de bebida alcoólica nos espaços públicos e prorroga por um ano o estado de calamidade pública em Araguaína.