
A Prefeitura de Araguaína premiou nesta segunda-feira, 6 de outubro, as dez escolas municipais que obtiveram os melhores resultados na Alfabetização em 2024, segundo os índices de proficiência em Língua Portuguesa aferidos pela avaliação do Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Tocantins (SAETO), aplicada para os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental.
O índice mostra que o Município avançou de 35,6 em 2023, para 50,51% em 2024, no número de crianças alfabetizadas.
No evento, realizado em parceria com a Receita Federal e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), premiou as dez escolas municipais com melhor desempenho e os professores, coordenadores pedagógicos e diretores que atuam junto às turmas avaliadas.
“Este índice é resultado de um trabalho conjunto, que vai além do empenho em ensinar, pois os profissionais da Educação de Araguaína se preocupam com o bem-estar da criança como um todo e isso influencia no resultado de aprendizagem”, destacou a secretária municipal de Educação, Marzonete Duarte.
Reconhecimento Nacional
Araguaína foi contemplada, em fevereiro, com o Selo Ouro do Programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), concedido pelo Ministério da Educação, após atingir pontuação máxima. O crescimento no número de crianças alfabetizadas no Município superou as metas para 2024 e 2025, que eram de 42,16%, e 49,19%, respectivamente.
De acordo com a secretária municipal de Educação, o reconhecimento é resultado de uma série de ações promovidas pela Prefeitura para o desenvolvimento da Educação em Araguaína, incluindo o Programa Alfabetiza Mais Tocantins, executado em parceria com o Governo do Estado, que visa a formação continuada de professores, o uso dos resultados de aprendizagem, avaliação de fluência leitora e da avaliação formativa da plataforma Criança Alfabetizada do CAEd (Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação).
Premiações
Durante o evento foram entregues troféus, medalhas e certificados para as escolas e profissionais premiados, além de celulares e smartwatches, doados por meio de uma parceria com a Receita Federal.
“Ficamos muito felizes com o resultado das nossas crianças, este trabalho de alfabetização é crucial para o futuro delas e quando é feito com carinho e dedicação, nós só colhemos bons frutos. Nossas escolas municipais são bem estruturadas e temos profissionais exemplares na educação”, comentou uma das professoras premiadas, Cristiana Rodrigues.
A meta do Município até 2030, é alcançar 80% de crianças alfabetizadas, conforme estabelecido pelo Ministério da Educação. Veja abaixo a lista das escolas destaque na avaliação do SAETO:
1º - Escola Municipal Pedro Segundo da Rocha
2º - Escola Municipal Casemiro Ferreira Soares
3º - Escola Municipal William Castelo Branco Martins
4º - Escola Municipal Anatólio Dias Carneiro
5º - Escola Paroquial São Domingos
6º - Escola Municipal Prefeito João de Sousa Lima
7º - Escola Municipal Duque de Caxias
8º - Escola Municipal União
9º - Escola Municipal Joaquim de Brito Paranaguá
10º - Escola Municipal Benedito Canuto Braga
