Em setembro 43 moradores de Araguaína perderam a vida para a covid-19.
Foto: Ilustrativa

Araguaína fechou o mês de setembro com 43 mortes em decorrência da covid-19, representando uma redução de 37% em relação ao mês de agosto, quando 59 pessoas perderam a vida. O levantamento foi feito pelo AN baseado nos boletins da Secretaria de Estado da Saúde.

O balanço mais recente, divulgado nesta sexta-feira (2) pela secretaria municipal de saúde, aponta que Araguaína já registrou 15.297 casos da covid-10. Mais de 43 mil foram descartados e a estimativa são de 615 ativos da doença.

A cidade acumula 204 mortes nestes seis meses pandemia. Com isso, segue liderando o maior número de vítimas da doença no Tocantins.

Esta é a primeira vez em que o número de mortes apresentou queda. Desde os dois primeiros óbitos em 12 de maio, o número de vítimas vinha em constante crescimento, até chegar ao pico de 59 mortes em agosto. (Balanço de inicial era de 55 vítimas em agosto, mas ao longo de setembro foram confirmadas mais quatro, fechando em 59).

O número de vítimas de setembro (43) se aproximou do total registrado em julho (42). Agora foram 18 mulheres e 23 homens que faleceram por complicações da covid.

Mesmo com a redução tanto de mortes quanto de casos diários, os cuidados para prevenção devem continuar. A secretária de Saúde de Araguaína, Ana Paula Abadia, alerta que não há vacina nem cura.

“Por mais que estejamos com os números baixos, os números de casos confirmados, nas próprias unidades o atendimento diminuiu bastante, mas mesmo assim a população precisa ter a consciência de que não tem vacina ainda. Não existe a cura da Covid e tem que continuar com todas as medidas de prevenção”, afirmou.

Relação de vítimas da covid em Araguaína no mês de setembro