Os testes rápidos serão aplicados na próxima semana
Foto: Marcos Sandes/Ascom

A Prefeitura de Araguaína está tomando várias medidas para o retorno das aulas presenciais na Rede Municipal de Ensino, com previsão para 29 de março, e continuar garantindo educação de qualidade para as crianças. Dentre as ações para a segurança nas escolas e creches está a testagem de todos os servidores da Educação. Os testes rápidos serão aplicados na próxima semana, de segunda a quarta-feira, nos dias 22 a 24, nos períodos da manhã e tarde.

De acordo com a secretária municipal da Educação, Elizângela Moura, a contaminação nas escolas já vinha sendo monitorada e a testagem vai melhorar esse controle. “Todos os dias nós fechamos um relatório e temos parâmetros individuais para cada unidade. Em caso de contaminação, nós iremos suspender imediatamente as aulas presenciais na creche ou escola”, afirmou.

Outra condição analisada para o retorno é a baixa taxa de contaminação dos 2.727 servidores da Rede Municipal de Ensino, que atualmente é de apenas 0,33%. Já entre os 19.138 alunos matriculados nas creches e escolas, o número é ainda menor, marcando somente 0,03%.

Também em favor do retorno presencial há a pequena ocupação dos leitos de UTI disponíveis para crianças no Hospital Municipal Eduardo Medrado, que conta com únicos seis dedicados para casos de covid para faixa etária no Tocantins. A ocupação atual é de 17% e nunca passou dos 42,5%.

Testagem dos servidores

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Regina Gomes, explicou que o objetivo da ação é descobrir os servidores que contraíram a covid-19, mas ainda não tiveram diagnóstico positivo. “Vamos diminuir a subnotificação e tentar quebrar a cadeia de transmissão identificando a doença. Quando achamos um suspeito e assintomático podemos intervir fazendo o isolamento da pessoa e seus contatos, contribuindo para diminuir o número de novos casos”.

Seguindo as medidas

A educação está preparada para o retorno das aulas presenciais desde o ano passado e estabeleceu um protocolo com as normas sanitárias e de distanciamento social, contidas na Portaria nº 185/2020.

Entre as regras de prevenção estão respeitar a demarcação de 1,5 metro no espaço na entrada da instituição, banheiros, carteiras e bebedouros, e uso obrigatório de máscaras. Os alunos terão a temperatura corporal aferida na entrada da unidade e os que apresentarem mais de 37,5º deverão ser encaminhados de volta à residência para que a família procure assistência médica. Também não será permitida a permanência de crianças e adultos com sintomas gripais.

Além disso, os professores receberam orientações e equipamentos de proteção individual, como a máscara facial acrílica antirrespingos.