Sistema está em atualização

Já foram mais de 300 ligações em dois dias, mas uma moradora do Bairro São João em Araguaína ainda não conseguiu agendar consulta pelo 0800 da Saúde ? serviço de tele agendamento da rede municipal. Indignada com a falta de atendimento, a moradora resolveu denunciar o caso ao AN.   A prefeitura informou que está atualizando o sistema e o serviço será reestabelecido na próxima semana.

Ela preferiu preservar sua identidade e contou que já fez centenas de ligações pelo n° 08006412200 na rede municipal de saúde, mas sequer foi atendida.

"Há dois dias venho ligando para o número informado, já foram mais de 300 ligações, e não consigo falar com os atendentes. Liguei de celulares, telefone fixo e orelhão; e nada!" Fui ao posto de saúde do bairro São João tentar marca a consulta de outra forma, no entanto, informaram que a única maneira de se agendar consulta é pelo nº 08006412200".

A moradora inclusive enviou prints do celular mostrando o número de ligações para o serviço. Ela relatou que descobriu há poucos dias que sofre de pressão alta, e que a medicação não tem surgido efeito.

"Fiz alguns exames em clínicas particulares, agora quero simplesmente mostrar os exames, bem como me cadastrar no posto de saúde para fazer o acompanhamento da pressão arterial, mas tá difícil, não consigo ser atendida pelo número informado" conta a moradora.

Explicação da prefeitura

A Prefeitura de Araguaína informou que os atendimentos para agendamento de consultas por telefone estão passando por atualização no sistema para melhoria dos serviços. "Até esta sexta-feira, 26, os agendamentos estão sendo realizados nas unidades básicas de saúde (UBS), conforme comunicado enviado na manhã desta quarta-feira."

Informou ainda que "os agendamentos por telefone não incluem cadastro de pacientes nem marcação de exames. Esses serviços são realizados nas UBS e, somente após o cadastro, o paciente poderá fazer a marcação por telefone. Para realizar o cadastro, é necessário levar à unidade os documentos pessoais, comprovante de residência e Cartão SUS."

O atendimento de marcação de consulta e cadastro na UBS Avany Galdino da Silva, citada na matéria, segue normalmente, das 7 às 19 horas, sem interrupção.