Até domingo (19), artistas tocantinenses se apresentam ao vivo no canal do Youtube GovernodoTocantinsOficial
Foto: Divulgação

Tem início nesta segunda-feira, 13, a série de apresentações musicais do projeto Somos Todos o Tocantins. Até domingo, 19, artistas da Capital e cidades circunvizinhas se apresentarão ao vivo, todas as noites, sempre a partir das 18 horas, pelo canal oficial do Governo do Tocantins no YouTube (GovernodoTocantinsOficial).

A realização é do Instituto Cidadania Amazônia, com aporte de emenda parlamentar da deputada estadual Claudia Lelis e apoio do Governo do Tocantins, por meio da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc). O objetivo é reduzir os impactos financeiros provocados pela pandemia do novo Coronavírus.

A estreia terá Pedro Farra, Melk Santos, Diego Castelo, Deborah Nogueira, Marcelo Bahia e Ivan Coelho. “Vamos apresentar um repertório instrumental variado, com clássicos de Pixinguinha, Waldir Azevedo, Demônios da Garoa e outros artistas”, revela Ivan Coelho, que se apresentará com cavaco solo, ao lado de Júnior Sete Cordas no violão e Shello Ramos no pandeiro. “Agradecemos pela oportunidade de participar deste projeto na intenção de valorizar a classe artística, que foi muito prejudicada com a pandemia”, completa.

A música nunca foi tão importante em nossas vidas como neste momento de isolamento social, e, desta forma, o Governo do Estado não poderia deixar de colaborar com estes profissionais que ajudam a manter a economia criativa tocantinense”, afirma o presidente da Adetuc e secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), Tom Lyra.

Por meio de edital, foram selecionados artistas de Palmas, Araguaína e Gurupi, e suas respectivas regionais. Cada proponente apresentou um único projeto com duração entre 30 e 40 minutos. O chachê tem o valor de R$ 800. A Comissão de Avaliação foi composta por três pessoas, representando o Instituto Cidadania Amazônia, a Adetuc e a Ordem dos Músicos do Brasil (OMB-TO), que levaram em consideração os critérios de diversidade das linguagens, viabilidade técnica de execução e potencial para atrair o interesse público.