Será entre os dias 01 e 04 de junho, onde tropeiros percorrem fazendas e chácaras
Foto: Ascom/SRA

Resgatando tradições, a XIV Tropeada da Integração Nossa Senhora Aparecida, está de volta. Tropeiros trilham caminhos entre as fazendas, apreciam as paisagens e relembram o tempo dos avós, onde carregavam mantimentos na tropa. O evento acontece entre os dias 01 e 04 de junho, dentro da Programação da Exposição Agropecuária de Araguaína.

“Muito importante para nós produtores, para quem é apaixonado pelo muar e pela tradição dos tropeiros. É linda e está preservando a nossa tradição, valorizando a pecuária, o agro, e é de uma importância fenomenal para todos nós. Sentimos o coração embargado de emoção de vermos os tropeiros entrando pela Cônego, na contramão”, disse o Presidente do Sindicato Rural, Wagner Borges.

Um dos organizadores do evento, Marcos Militão conta que a tradição passa de pai para filho. “Ficamos felizes em realizar este resgate. É um momento de festa onde famílias se reúnem nos pousos, para celebrar”.

Programação

A concentração, com o pouso dos tropeiros no dia 1º de junho, é na fazenda dona Rita, do proprietário Rubens Neves. Dia 02 vão percorrer 25 km até o almoço e pouso que será na fazenda Jaboticaba, de José Luís Amaral.

Dia 03 seguem para a chácara da família do Poço Artesiano Tocantins, próximo ao Estádio Mirandão. Dia 04, continuam o percurso de 20 km, sentido ao Aeroporto, chegam na Avenida João de Souza Lima, entram na Avenida  Cônego João Lima na contramão, até o entroncamento, e terminam o trajeto na fazenda do Macambira. Domingo, 05, a Comitiva dos Tropeiros entra na Cavalgada.