
Dois deputados de Araguaína estão na Comissão formada pela Assembleia Legislativa (Aleto) para analisar o processo de impeachment do governador Mauro Carlesse. A definição dos cinco integrantes ocorreu na noite desta terça-feira, 7, mesma data em que o presidente da Casa de Leis acolheu um dos quatro pedidos já protocolados.
Cada bloco partidário da AL ficou com uma vaga na comissão e indicou um deputado. O representante do DEM e MDB é o deputado araguainense Elenil da Penha. O outro deputado de Araguaína na comissão é Olyntho Neto (PSDB + PP + PTC), aliado de Carlesse.
Já Eduardo do Dertins é do bloco PPS + Cidadania + PR + PTB + PCdoB e Júnior Geo (Pros + Solidariedade + PSL). A quinta vaga é do bloco formado por PV e PT, cujo componente da comissão é o deputado José Roberto. Já o relator da Comissão ainda não foi escolhido.
O papel da comissão é levantar informações sobre as denúncias, ouvir testemunhas e a defesa de Carlesse. Posteriormente, o relator apresenta o parecer recomendando o prosseguimento do processo ou seu arquivamento.
O rito do processo ainda não foi definido na AL, mas o prazo para concluir os trabalhos é de 180 dias. Carlesse está afastado do cargo por seis meses e o governo está sendo comandado pelo vice, Wanderlei Barbosa.