O grande vencedor da 24ª Corrida do Trabalhador de Araguaína foi o atleta Carlos Nascimento, de Bela Vista do Tocantins, conquistando o primeiro lugar na categoria Masculino, modalidade Elite. Carlos fez o percurso de 11.300 metros no tempo de 35min54s.
Esta é a terceira vez que participa da competição e segunda consecutiva que vence. “É muito difícil a prova, coloca os atletas para superarem os seus limites. E o nível deles também é elevado, fazendo ainda mais que a gente treine puxado para ficar entre os primeiros colocados”, contou Carlos, que também é conhecido como Madruga.
Em segundo lugar na categoria Masculino, modalidade Elite, ficou o atleta de Araguatins, Noel dos Reis, com o tempo de 35min60s. O terceiro lugar ficou para o atleta de Aparecida, Davi Andrade, que fez o percurso no tempo de 36min55s.
A Corrida do Trabalhador de Araguaína é uma realização da Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer. A competição foi realizada nesta quinta-feira, 1º de maio, em comemoração ao Dia do Trabalhador.
Feminino
Na categoria Feminino, modalidade Elite, a grande campeã foi a atleta de Ceilândia (DF), Vânia Maria Gomes, que enfrentou quase 20 horas de viagem para chegar a Araguaína e ainda ter fôlego para fazer o percurso da prova. Vânia percorreu os 11.300 metros no tempo de 49min47s.
Em segundo lugar, foi a conterrânea de Vânia, a atleta Antônia Alves Pereira, fazendo o tempo de 50min17s. As duas treinam juntas e souberam da prova por meio de atletas tocantinenses que também fazem exercícios com elas, participando pela primeira vez da competição. “É um percurso muito difícil; 90% é subida e desgasta muito o atleta”, contou Vânia.
No terceiro lugar, ficou a atleta tocantinense Ilza Ana Barbosa, de Palmas, com o tempo de 50min47.
Incentivando o esporte
Para o secretário municipal de Cultura, Esportes e Lazer, Wilamas Ferreira, a corrida mais uma vez superou as expectativas da organização, pois vieram atletas de várias partes do país, mostrando a importância da prova no calendário esportivo desses atletas. “Alguns são corredores da São Silvestre e começaram aqui, em Araguaína. Isto demonstra que a Corrida do Trabalhador de Araguaína faz surgir novos talentos e também incentiva ainda mais aqueles que estão correndo”, destacou o secretário.
A organização registrou a participação de 296 atletas inscritos. A Corrida teve apoio da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal, além das Secretarias Municipais de Saúde e de Infraestrutura.
Vencedores
Elite – Masculino
1º lugar: Carlos Nascimento (Bela Vista do Tocantins)
2º lugar: Noel dos Reis (Araguatins)
3º lugar: Davi Andrade (Aparecida)
Elite – Feminino
1º lugar: Vânia Maria (Ceilândia/DF)
2º lugar: Antônia Alves (Ceilândia/DF)
3º lugar: Ilza Ana (Palmas)