
Faleceu neste sábado de Natal, 25 de dezembro, um dos principais líderes políticos da história do Tocantins, José Edmar Brito Miranda, aos 87 anos. Ele estava internado atualmente em um hospital de São Paulo (SP) depois de ter passado vários dias na UTI em Palmas. A informação foi confirmada por um amigo íntimo da família.
Brito Miranda, como era mais conhecido, é pai do ex-governador do Tocantins Marcelo Miranda (MDB) e teve importante participação na luta pela criação do Estado na condição de deputado estadual por Goiás.
Natural de Pedro Afonso, nascido em 3 de janeiro de 1934, Brito Miranda também foi advogado, promotor de justiça e secretário de Estado da Infraestrutura.
No início deste mês de dezembro, Brito Miranda precisou ser internado na UTI em Palmas após sofrer um pico de pressão. Desde então, seu quadro de saúde era considerado delicado.
Biografia
Filho de Leôncio Miranda e Anaides Brito Miranda. Formado em Direito na Universidade Federal de Goiás especializou-se em Direito Agrário e foi promotor de justiça. Por conta de sua especialização profissional presidiu o Instituto de Desenvolvimento Agrário do Estado de Goiás (IDAGO) e foi chefe de gabinete da Secretaria de Agricultura do estado de Goiás.
Sua estreia política aconteceu no PSD elegendo-se deputado estadual por Goiás em 1962 e após a outorga do bipartidarismo pelo Regime Militar de 1964 migrou para o MDB e foi reeleito em 1966.
Afastado da política após o fim do mandato, foi reeleito pelo PMDB em 1982 e 1986. Disputou sua última eleição em 1988 como candidato a vice-governador do Tocantins na chapa do PMDB liderada por José Freire. Pai de Marcelo de Carvalho Miranda, eleito governador do Tocantins em 2002, 2006 e 2014.
Reproduzido do parceiro AF Notícias