Notícias

BRK alerta para as principais causas de extravasamentos e aponta medidas para evitar transtornos

A companhia reforça que tanto o descarte de lixo quanto o lançamento de água da chuva na rede de esgoto provocam impactos negativos no sistema de esgotamento sanitário.

Equipe da BRK realiza manutenção na rede de esgoto com apoio de caminhão de serviço
Foto: Comunicação - BRK TO

O início do período chuvoso aciona o alerta para os riscos de extravasamentos. Para evitar transtornos, a BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto no Tocantins e Pará, orienta manter separadas as redes de esgoto das tubulações de água pluvial (água da chuva) e não descartar lixo nesses locais, já que essas práticas comprometem a eficiência dos serviços e representam riscos ambientais e à saúde da população.

O diretor de Operações da BRK, Bruno Gravatá, explica que o extravasamento ocorre quando a rede coletora não consegue dar vazão ao volume recebido.
As principais causas incluem ligações irregulares de água pluvial à rede de esgoto e o descarte inadequado de resíduos, como gordura e lixo doméstico, pois isso sobrecarrega o sistema, que foi projetado exclusivamente para esgoto.”

Os danos afetam tanto o meio ambiente quanto a saúde pública. Para enfrentar esses desafios, a companhia adota um conjunto de medidas em suas operações, como manutenções preventivas, além de campanhas internas e palestras em escolas públicas.

Sua fonte confiável em Araguaína
Acompanhe nossas redes para as últimas notícias.

A gerente de Responsabilidade Socioambiental, Karinne Matos, reforça a importância do envolvimento da comunidade.
Tanto as ligações irregulares quanto o descarte de lixo são problemas que devem ser enfrentados em conjunto. Além das medidas adotadas pela equipe de operações, a companhia conta com um time dedicado a promover a conscientização por meio de educação ambiental junto à população.

Canais para reportar casos de extravasamento

A concessionária disponibiliza diversos canais de atendimento, incluindo o WhatsApp (11) 99988-0001, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 14h. Outra opção é o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), pelo telefone 0800 644 0195, disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana.

Além disso, a plataforma Minha BRK pode ser acessada a qualquer momento. Por meio dela, é possível registrar vazamentos de água e esgoto. Para isso, basta acessar a agência virtual, selecionar a opção “Serviços para você” e, em seguida, “Vazamento”.