Peixes mortos no Rio Lontra, em 14/06/16

O presidente da Câmara Marcus Marcelo (PP) instituiu a Comissão que vai investigar as causas da poluição e mortandade de peixes no Rio Lontra em Araguaína.  A portaria com os nomes dos 17 integrantes foi publicada no Diário Oficial no último dia 14.

Após a publicação, o vereador Terciliano Gomes (SD) autor do Requerimento que pediu instituição da Comissão comemorou. "Em um primeiro momento me sinto realizado pela nomeação desta Comissão". O parlamentar ainda frisou que ele solicitou o primeiro debate na Câmara, já realizado.

Terciliano ressaltou também que solicitou à Câmara a realização de uma audiência pública a ser realizada no JK para discutir o tema. E a data ainda será marcada.  Ele ainda falou sobre a importância e também a expectativa do trabalho a ser desempenhado pela Comissão.

"Uma responsabilidade muito [grande]. Tendo em vista que é uma comissão composta por representantes do Poder Legislativo, de toda sociedade organizada e seguimentos interessados a esta questão ambiental: que é a mortandade de peixes no [Rio] Lontra. (...) Não é uma caça às bruxas. Mas é resolver o problema," pontuou Terciliano.

Presidência e relatoria

De acordo com a Portaria, a Comissão é composta por 17 integrantes, tem o prazo de 90 dias para concluir os trabalhos e apresentar relatório. Para realizar a Investigação, a Comissão pode fazer visita in loco e requisitar documentos. A comissão será presidida pelo vereador Divino Bethânia e o relator é o parlamentar Geraldo Silva.

Representantes

Já os 15 integrantes pertencem a Órgãos Ambientais, Ongs, Instituições e representantes da sociedade organizada. São eles:  Promotora de Justiça Ana Paula Catini (MPE),  os engenheiros Ilania Noronha Lopes e Kacildo Inácio de Oliveira (Odebrecht), Luana Barbosa (Secretária do Meio Ambiente) e Lauro César Lopes Brito (Assocarne).

ONGs e Associações

Os representantes da Ongs são: Alcy Batista Matos (Naturativa), Abrão Jorge Neto (Guardiões da Natureza) e Rodrigo Borges ( Ong-Naturatins). João Olinto Garcia e Murilo Pita representam a OAB.  Além de  Edvaldo Sales Carvalho (Associação de Pequenos Catadores do Agua Amarela e Ilzabete Nunes Rodrigues (Bairro JK).  E Rafael Barreto Menezes (Corpo de Bombeiros), Raimundo Nonato e Antônio Libanio (Policia Ambiental).