A exposição acontecerá nos dias 03 e 04 de agosto, na orla da Praia da Graciosa
Foto: Divulgação

Após percorrer vários estados brasileiros, o caminhão da Língua Portuguesa chega pela primeira vez ao Tocantins. A exposição interativa “A energia da Língua Portuguesa” ficará aberta ao público nos dias 03 e 04 de agosto, em Palmas, na orla da Praia da Graciosa. A iniciativa é da EDP, empresa que atua em todos os segmentos do setor elétrico brasileiro e é a controladora da Investco e da Enerpeixe, no Tocantins. O evento faz parte da programação do Mês do Estudante, promovido pela Secretaria de Educação do estado.

Instalada na estrutura móvel de um caminhão, a mostra, com 300 metros quadrados, traz diversas atividades e possibilita ao visitante conhecer os países que falam a Língua Portuguesa, as diferenças do Português no Brasil e em Portugal e curiosidades sobre expressões comuns do nosso idioma, o mais usado no hemisfério sul do planeta. Além disso, ao fim do evento, os participantes são orientados a fazer doações de livros, que serão encaminhados a instituições de ensino.  

“Essa é uma iniciativa que promove a valorização do nosso idioma e fortalece a nossa cultura. Devemos abraçar ações como esta, que conscientizam as pessoas sobre a riqueza do nosso patrimônio cultural”, afirma PG Meirelles, diretor de Relações Institucionais e Comunicação da Investco.

Para a secretária de Educação do Estado do Tocantins, Adriana Aguiar, a data em que a exposição chega a São Paulo reforça a programação em torno dos estudantes. “Queremos movimentar a nossa rede em agosto e homenagear os nossos alunos com o Mês do Estudante. Acredito que a carreta 'A Energia da Língua Portuguesa' seja a iniciativa perfeita para iniciarmos as nossas atividades”, destacou a secretária Adriana Aguiar.

Atrações de exposição A Energia da Língua Portuguesa

A mostra conta com várias atividades divertidas e interativas relacionadas ao nosso idioma:

·          ‘Manifesto’: Na entrada, ficará exposto na parede como um tapete e revelará todas as ações que acontecerão no caminhão.

·      ‘A Língua Portuguesa no Mundo, Viva a energia de estar lá: Os visitantes conhecerão as nações que falam a língua portuguesa e um pouco da cultura de cada uma. Em um visor 360°, os países poderão ser ‘visitados’. No chão, em uma rosa dos ventos, haverá o nome de cada país e, na parede, fotos e expressões curiosas deles.

·          ‘Linha do tempo Brasil X Portugal’: Nesta estação o visitante terá oportunidade de conhecer mais sobre poemas famosos dos dois países, com acesso as informações dos autores, data, estilo, entre outras curiosidades.

·         ´Gerador de Sotaques’: O visitante pode dublar trechos de poemas com o sotaque que escolher: Portugal ou outros estados do Brasil e compartilhar em suas redes sociais.

·         ‘Uma Língua Cheia de Energia e História’: Mostrará e explicará o significado de -expressões que utilizamos no dia a dia: bicho de sete cabeças; as paredes têm ouvidos; pôr a mão no fogo e tantas outras.

·         ‘Letra por Letra’: O visitante terá que soletrar palavras da nossa língua, selecionadas aleatoriamente por uma vending machine. Se acertar, ganha um livro.

·     ‘EDP e o Museu da Língua Portuguesa’:  Um painel instalado dentro do caminhão trará fotos e informações sobre a reconstrução do Museu.

·      ‘Recite seu Poema’: Para sair do caminhão, teremos captação de imagens dos convidados recitando um poema. Esses fragmentos se tornarão um vídeo que será postado nas redes sociais da EDP.

·          Área externa: O visitante poderá se divertir numa piscina de letrinhas; colar na pele palavras e trechos de poemas; e decorar painéis com carimbos. Além disso, contará com ambiente para leitura com estante recheada de livros, pufes e cadeiras. À noite, o painel de LED se transformará em uma tela de cinema, na qual serão exibidos clássicos inspirados na literatura brasileira.

Museu da Língua Portuguesa

A EDP tem como prioridade a valorização da cultura luso-brasileira. Uma das iniciativas consolidadas pela empresa foi o investimento de 20 milhões na reconstrução Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, tornando-se a maior patrocinadora do patrimônio cultural. A Companhia também foi a primeira a anunciar, neste ano, o patrocínio máster à restauração do Museu do Ipiranga, fechado desde 2013.

Prêmio Aberje

Em 2018, a EDP foi vencedora nacional do Prêmio Aberje, na categoria Comunicação de Programas, Projetos e Ações Culturais. O case premiado foi o “Caminhão EDP – A Energia da Língua Portuguesa” que recebeu mais de 23 mil visitantes de 18 cidades de oito estados do país. 

Sobre a Investco S.A.

É a responsável pela construção e operação da UHE Luís Eduardo Magalhães – Lajeado. Tem a potência instalada de 902,5MW. A empresa faz parte do Grupo EDP.

Agenda

Dias: 03 e 04 de agosto

Local: Orla da Praia da Graciosa, Palmas/TO

Horário de funcionamento: das 15h às 22h