A 1ª etapa da campanha de vacinação contra aftosa teve início no último dia 1º e segue até o dia 31 de maio.
Foto: Secom

O governador Mauro Carlesse lança oficialmente nesta terça-feira, 5, às 15 horas, por meio virtual, a 1ª etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa, que teve início no último dia 1° e segue até o dia 31 de maio. A expectativa é vacinar cerca de 8,5 milhões de bovídeos.

Diferente dos anos anteriores, onde o lançamento era realizado tradicionalmente em uma propriedade rural, este ano, será feita por meio de uma live institucional, que poderá ser acompanhada nas páginas oficiais do Governo do Tocantins no Youtube e Instagram: www.youtube.com/governodotocantinsoficial www.instagram.com/governodotocantins.

"A vacinação contra a febre aftosa é um tema importante que envolve toda cadeia produtiva da bovinocultura do Tocantins, por isso, reforçamos o convite para que acompanhem este evento que será transmitido pelas mídias sociais do Governo do Estado", destaca o governador Mauro Carlesse.

Em virtude da Pandemia da Covid-19, a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) estendeu o prazo para a declaração da vacinação até o dia 31 de agosto, a fim de evitar aglomerações de pessoas nas unidades da instituição que atenderão por agendamento.

"Há 23 anos, o Tocantins está livre da febre aftosa e o Governo do Estado está empenhado, junto com os produtores rurais, para alcançarmos o status sanitário de livre da doença sem vacinação, em 2021", afirma o presidente da Adapec, Alberto Mendes da Rocha.

Perguntas da imprensa

Os veículos e profissionais de imprensa poderão fazer perguntas às autoridades durante a Live, por meio do grupo de WhatsApp da Secretaria de Estado da Comunicação (Secom) - (Pautas Governo do Tocantins).

A transmissão contará com a participação do governador do Tocantins Mauro Carlesse, do presidente da Adapec, Alberto Mendes da Rocha; e do secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura, César Halum.