Carlesse garantiu a vitória com mais de 245 mil votos de frente.

Derrotado na eleição suplementar, o senador Vicentinho Alves (PR) não conseguiu manter o bom desempenho por município que angariou na primeira votação. Das 57 cidades conquistadas no primeiro turno, o parlamentar republicano manteve a dianteira em apenas 10. Eleito por larga vantagem, o governador interino Mauro Carlesse (PHS) ficou na frente em 129 municípios no segundo turno, desempenho que lhe garantiu a vitória com mais de 245 mil votos de frente.

No segundo turno, Vicentinho Alves venceu apenas em Ipueiras, Brasilândia do Tocantins, Sítio Novo do Tocantins, Pequizeiro, Itaporã do Tocantins, Lavandeira, Rio dos Bois, Itapiratins, Muricilândia e São Félix do Tocantins. O parlamentar já tinha ficado na frente nestes municípios também primeiro turno; ou seja, não conquistou nenhuma localidade nova. Destaque também para o fato de que todas estas cidades tem menos de 7 mil eleitores.

Com a vitória nestes dez municípios mais o desempenho nas demais, o congressista conseguiu 121.908 votos (24,86% dos válidos), exatos 5.580 a menos do que angariou no primeiro turno: 127.758 votos (22,22% dos válidos), quando ficou na frente em 57 cidades,

Vitória ampla também por município O ainda interino Mauro Carlesse venceu o segundo turno com 368.553 votos (75,14% dos válidos). O número é resultado de um excelente desempenho do gestor humanista por município. Das 139 cidades tocantinenses, ficou na frente em 129 delas, incluindo os maiores colégios eleitorais do Estado: Palmas, Araguaína, Gurupi, Paraíso do Tocantins e até Porto Nacional, terra do senador Vicentinho Alves. No primeiro turno, Mauro Carlesse venceu em 47 municípios ? dez a menos do que Vicentinho Alves -, mas mesmo assim manteve a dianteira da votação pelas expressivas vitórias nos maiores municípios e devido ao bom desempenho no interior. No segundo turno, o governador eleito conseguiu avançar e conquistou todos os maiores colégios eleitorais, bem como a vasta maioria das pequenas cidades, o que resultou na ampla vantagem em cima do adversário. Vitórias por município: Mauro Carlesse: Abreulândia, Aguiarnópolis, Aliança do Tocantins, Almas, Alvorada, Ananás, Angico,  Aparecida do Rio Negro, Aragominas, Araguacema, Araguaçu, Araguaína,  Araguanã, Araguatins, Arapoema, Arraias, Augustinópolis, Aurora do Tocantins, Axixá do Tocantins, Babaçulândia, Bandeirantes do Tocantins, Barra do Ouro, Barrolândia, Bernardo Sayão, Bom Jesus do Tocantins, Brejinho de Nazaré, Buriti do Tocantins, Cachoeirinha, Campos Lindos, Cariri do Tocantins, Carmolândia, Carrasco Bonito, Caseara, Centenário, Chapada da Natividade, Chapada de Areia, Colinas do Tocantins, Colméia, Combinado,  Conceição do Tocantins, Couto Magalhães, Cristalândia, Crixás do Tocantins, Darcinópolis, Dianópolis, Divinópolis do Tocantins, Dois Irmãos do Tocantins, Dueré, Esperantina, Fátima, Figueirópolis, Filadélfia, Formoso do Araguaia, Fortaleza do Tabocão, Goianorte, Goiatins, Guaraí, Gurupi, Itacajá, Itaguatins, Jaú do Tocantins, Juarina, Lagoa da Confusão, Lagoa do Tocantins, Lizarda, Luzinópolis, Marianópolis do Tocantins, Mateiros, Maurilândia do Tocantins, Miracema do Tocantins, Miranorte, Monte do Carmo, Monte Santo do Tocantins,  Natividade, Nazaré, Nova Olinda, Nova Rosalândia,  Novo Acordo, Novo Alegre, Novo Jardim, Oliveira de Fátima, Palmas, Palmeirante, Palmeiras do Tocantins, Palmeirópolis, Paraíso do Tocantins, Paranã, Pau D?arco, Pedro Afonso, Peixe, Pindorama do Tocantins, Piraquê, Pium, Ponte Alta do Bom Jesus, Ponte Alta do Tocantins, Porto Alegre do Tocantins, Porto Nacional, Praia Norte, Presidente Kennedy, Lajeado, Pugmil, Recursolândia, Riachinho,  Rio da Conceição, Rio Sono, Sampaio, Sandolândia, Santa Fé do Araguaia, Santa Maria do Tocantins, Santa Rita do Tocantins, Santa Rosa do Tocantins, Santa Tereza do Tocantins, Santa Terezinha do Tocantins, São Bento do Tocantins, São Miguel do Tocantins, São Salvador do Tocantins, São Sebastião do Tocantins, São Valério, Silvanópolis, Sucupira, Taguatinga, Taipas do Tocantins, Talismã, Tocantínia, Tocantinópolis, Tupirama, Tupiratins, Wanderlândia e Xambioá. (129) Vicentinho Alves:

Brasilândia do Tocantins, Ipueiras, Itapiratins, Itaporã do Tocantins, Lavandeira, Muricilândia, Pequizeiro, Rio dos Bois, São Félix do Tocantins e Sítio Novo do Tocantins. (10 municípios)

Leia+

http://araguainanoticias.com.br/noticia/44539/eleito-carlesse-comemora-aniversario-de-58-anos-em-gurupi-e-aguarda-diplomacao-dia-9-de-julho/