A criança mais nova tem apenas um ano de idade.
Foto: Ilusração

Um casal foi detido pela Polícia Militar suspeito de abandono de incapaz em Araguaína, norte do Tocantins. Eles teriam deixado cinco crianças sozinhas em casa, na tarde deste domingo (28), por cerca de duas horas. De acordo com a polícia, as crianças estavam trancadas e a mais nova tem apenas um ano.

A Polícia Militar informou que foi chamada pelo Conselho Tutelar após a denúncia do abandono em uma casa no setor Araguaína Sul. A denúncia foi feita por vizinhos após as crianças começarem a chorar.

Após 40 minutos de espera, a mãe das crianças chegou ao local acompanhada do namorado. Eles abriram a casa e os militares verificaram que havia cinco crianças sozinhas. Quatro são filhos da mulher e tem 1, 2, 5 e 7 anos. No local também estava um sobrinho do homem, que tem 9 anos.

O casal foi levado para a delegacia e as crianças encaminhadas pela conselheira tutelar para um abrigo na cidade. A Polícia Civil informou que o casal estava embriagado e tinha deixado as crianças na casa para ir a um balneário.

A mulher, de 26 anos, foi presa em flagrante e levada para a cadeia feminina de Babaçulândia, sem direito a fiança. No caso do homem, que tem 25 anos, a polícia determinou uma fiança de dois salários mínimos, mas ele não pagou e foi enviado para a Casa de Prisão Provisória de Araguaína.

A pena por abandono de incapaz pode chegar a três anos de prisão, mas também pode sofrer aumento quando as vítimas são parentes.