A Celtins já entregou o projeto completo de energização do Residencial Costa Esmeralda, do programa habitacional Minha Casa Minha Vida, em Araguaína. Ao todo, 1788 residências já estão aptas para receber as ligações assim que forem ocupadas. “O serviço foi iniciado ainda em setembro de 2012 e toda a estrutura foi concluída em agosto do ano passado”, informa Marcelo Camilo, gerente regional da Celtins em Araguaína. A energização da rede foi feita em dezembro de 2013.

Estrutura

O residencial conta com 424 postes instalados, 19 transformadores, 5.600 metros de rede de alta tensão (18.8kV) e 13.790 de baixa tensão (380-220V). O investimento da Celtins foi de R$ 697.514,00. “Todos os padrões e medidores já estão instalados apenas aguardando a chegada dos moradores”, acrescenta Marcelo.

Por ser uma obra de interesse social, a concessionária de energia assume os custos. “A Prefeitura e a Caixa Econômica Federal nos enviam todas as documentações, como a licença ambiental, comprovando a regularidade do empreendimento. Diante disso, a obra é executada pela Celtins”, ressalta o gerente.

Capacidade

Após os pedidos de ligação, que devem ser feitos pelos clientes, a Celtins já está preparada para fazer 800 ligações de imediato. O coordenador técnico da Celtins, Roger Pereira, explica que as ligações acontecem conforme as informações encaminhadas pela CEF e pela Prefeitura. “Normalmente, a ocupação acontece em etapas. Nesta primeira, cerca de 670 famílias devem ser contempladas. Nossa capacidade de atender a ligação dentro do prazo médio de cinco dias já é acima disso”, informa Roger. A Celtins dispõe de 15 equipes para vistorias e ligações e cada uma delas realiza, em média, 15 ligações por dia.

Ligações

Os procedimentos para o pedido de ligação dos novos moradores do residencial Costa Esmeralda são os mesmos dos restantes dos clientes. “Mas há apenas uma solicitação a mais: a documentação que a Caixa entrega para o contemplado, apenas para comprovação”, avisa Celma Moreira, Analista de Clientes da Celtins.

O morador deve comparecer à agência de atendimento, na Rua 25 de Dezembro, com as cópias e os originais do RG e CPF, além do documento da CEF. “Importante salientar que o cliente não pode ter débitos anteriores vencidos junto à Celtins. E o CPF precisa estar regularizado”, reforça Celma.