Ramila Macedo

Ao menos 100 professores contratados que trabalharam no 1° semestre de 2013 em escolas estaduais da Diretoria Regional de Ensino de Araguaína (DREA) ainda não receberam o pagamento. Segundo uma fonte, a lista com os nomes dos educadores encontra-se na DREA. A Seduc alega falta de recursos da pasta no momento e não há prazo para o pagamento.

O Araguaína Notícias mostrou esse problema ainda no mês de setembro de 2013, quando foi procurado por educadores que estavam passando necessidades pela falta do pagamento. Na época, a Seduc (Secretaria de Estado da Educação) negou que possuía débitos com professores em Araguaína referente ao primeiro semestre.  Procurada pela reportagem novamente, reconheceu a dívida.

Segundo uma fonte, a lista com os mais de 100 nomes de servidores contratados possui assinatura do então secretário da Educação, Danilo Melo, datado de 28 de junho de 2013 autorizando o pagamento. Porém, esses profissionais nunca receberam seus honorários, e quando procuram, são informados que falta a autorização do secretário da Administração Lúcio Mascarenhas para liberar o dinheiro, mas não há data definida.

Resposta da Seduc

Questionada pela reportagem sobre o porquê da demora, a Seduc informou por meio de nota que se deu por problemas burocráticos e pela falta de dinheiro da pasta. A nota diz ainda que o pagamento dos professores listados “começou a ser realizado em dezembro de 2013 e está sendo deliberado conforme o orçamento da pasta”. Cita ainda questões de prioridade “a demora se deu pelo levantamento cuidadoso das demandas que foram apresentadas à secretaria”.

Porém não informou quantos professores já receberam, nem informou prazo para o pagamento dos que ainda aguardam.  

Leia +

Seduc não paga professores contratados em Araguaína; profissionais temem levar calote