O responsável pela Secretária Municipal de Infraestrutura de Araguaína (TO) foi notificado por crime ambiental após o derramamento de cerca de 300 litros de ligante asfáltico que atingiu vários córregos, entre eles o Neblina que desagua no Rio Lontra.

O fato aconteceu no início da noite desta quinta-feira (13). A Prefeitura confirmou, em nota, o incidente e informou que todas as medidas foram adotadas pelos órgãos responsáveis. Segundo informações, o cavalete de sustentação de um tanque de ligante asfáltico quebrou e ocorreu o vazamento do material químico.

O cheiro forte incomodou até mesmo as pessoas que faziam caminhada na marginal Neblina e os motoristas que passavam pelo local eram obrigados a fechar os vidros dos carros por causa do incômodo.

Segundo a Prefeitura, a maioria do material ficou em solo na área da própria secretaria e cerca de 300 litros vazou para a rede de drenagem pluvial, atingindo o Córrego Neblina. A nota esclarece que a ação da Secretaria e da Defesa Civil foi imediata, assim que o fato foi comunicado.
 
O material que atingiu o córrego foi contido e está sendo retirado por bombeamento. A parte que caiu no solo já foi retirada e não há mais riscos de novos vazamentos, disse a Prefeitura.

A Defesa Civil também expediu um alerta para a comunidade ribeirinha do Córrego Neblina e afluentes, bem como do Rio Lontra, que não façam uso dessas águas. O Ministério Público Estadual também foi informado sobre o acidente e de todas as medidas realizadas por parte da Defesa Civil, da Secretaria de Infraestrutura e de Meio Ambiente.