Mauro Carlesse assegura que não possui condenação na Justiça e apresenta 8 certidões negativas

Após Mauro Carlesse (PHS) divulgar na última sexta-feira (8) certidões negativas para provar ser Ficha Limpa, a coligação do adversário Vicentinho Alves (PR) contestou o teor de um dos documentos.

A coligação de Vicentinho apontou que em "uma delas (certidões) tem a ação cobrança da Capital Floresta" contra o governador interino e outras três pessoas. No material também consta processo por improbidade contra Carlesse, já no cargo de governador."

No material à imprensa, Carlesse afirmava que enviava certidões negativas para comprovar sua condição de "ficha limpa". No entanto, num documento   consta processos em tramitação no Tocantins.  A ação foi movida pela empresa Capital Floresta contra o governador interino e mais três pessoas de uma mesma família.  Além do processo movido pelo MPE (Ministério Público Estadual), que cobra de Carlesse, já como governador, providência para área da Saúde.

A Capital Floresta e as dívidas não pagas

A ação contra Carlesse está em andamento na 1ª Vara Cível de Gurupi. No processo, o governador interino e outros familiares são acusados de vender à empresa, que planta eucalipto e trabalha em atividades de apoio à produção florestal, a Fazenda Tempo a Tempo, localizada em Aliança, Sul do Estado. Entretanto, sem quitar as dívidas com o Banco do Brasil e com a União, o que eles haviam se comprometido em contrato a fazer após receber parte do dinheiro.

O imóvel rural, de 2.796,82 hectares, foi vendido por R$ 7,3 milhões. Segundo o processo, a Capital Floresta pagou mais de R$ 5,14 milhões e mesmo assim os antigos proprietários, entre eles Carlesse, não quitaram os débitos com o banco e com a União. O valor das dívidas era grande, mas inferior à quantia recebida.

A empresa, então, precisou entrar com a ação para obrigar os vendedores a cumprirem o contrato e, assim, ter a propriedade definitiva da fazenda. Atualmente, a área recebe uma grande plantação de eucalipto, feita pela Capital Floresta, que, no entanto, não pode registrar a fazenda como sua por causa das dívidas deixadas por Carlesse e pelos demais devedores.

A Capital Floresta conseguiu duas decisões mandando os réus quitarem as dívidas, mas isso não ocorreu. Carlesse teve várias notificações judiciais contra si no processo.

Outro lado

Em nota, a Coligação Governo de Atitude informou que as "certidões visam a informar a população que Carlesse nunca se envolveu em escândalos de corrupção, diferente de seu adversário [Vicentinho]".

E em relação a ações envolvendo suas empresas, a nota explica que  "são situações de discussões fiscais e trabalhistas, fato que atinge a milhares de empresas pequenas, médias e grandes no Brasil."

A nota ressalta ainda que "Mauro Carlesse começou a trabalhar muito jovem,  construiu seu patrimônio na iniciativa privada e entrou para a política para fazer a diferença e combater as velhas práticas políticas, principalmente as utilizadas pelos adversários do Estado".

Por fim, a nota diz que ao ingressar na Justiça para "engessar" o Governo, Vicentinho pensa apenas em seu projeto político pessoal, pois impede a gestão de realizar diversas ações para resolver os problemas que prejudicam a população. Mas no próximo dia 24, os tocantinenses darão um fim ao "coronelismo" e ao "denuncismo" de Vicentinho.

Leia+

http://araguainanoticias.com.br/noticia/43781/carlesse-apresenta-certidoes-negativas-e-diz-ser-o-unico-candidato-sem-processo-por-corrupcao/