Secretário da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), César Halum, apoia deputado Jorge Frederico
Foto: Divulgação

O Secretário da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), César Halum (Republicanos) recuou da pré-candidatura e anunciou apoio ao projeto de Jorge Frederico (MDB), que visa disputar a prefeitura de Araguaína em 2020. Jorge é pré-candidato a prefeito, com apoio do Palácio e do presidente da Assembleia, que pretende liderar a oposição contra o Grupo de Ronaldo Dimas.

Em entrevista ao AN neste domingo (9), César frisou que era pré-candidato do grupo político, mas como está focado no Secretaria de Agricultura, abriu mão e decidiu apoiar Jorge.

Como apareceram vários candidatos e eu estou envolvido em vários outros projetos, principalmente o projeto na agricultura do Estado, a Feira da Agrotins agora em maio. E são projetos importantes para o Estado. Eu entendi que tendo outros nomes, que viabilizasse, seria melhor. Eu sou uma pessoa de grupo. Argumentou César.

Logo após dizer que recua da pré-candidatura, César declarou apoio a Jorge para ser o nome do grupo para enfrentar o indicado de Ronaldo Dimas (Podemos). “O deputado Jorge Frederico tem procurado se envolver mais no processo. Disse que está pronto para ser candidato, que está preparado e que tem todas as condições, a estrutura de campanha. Então, resolvi dar um crédito a ele”. Justificou.

César disse ser o gesto de retribuição a Jorge por tê-lo apoiado na disputa ao Senado de 2018.  Ainda lembrou que na época ao invés de apoiar um candidato a Senador de Araguaína, Ronaldo Dimas optou por um de fora, no caso Irajá Abreu, do Sul do Estado.

Ele [Jorge]  era candidato [a deputado estadual] na chapa contrária, tinha outros candidatos  a senador lá, mas por eu ser de Araguaína, ele [Jorge] me apoiou para Senador. Diferentemente de gente que era da nossa chapa, que fazia parte do nosso grupo, do nosso palanque, que eu tinha feito tanto por ele e pela cidade, tudo.  E deixou de me apoiar um de Araguaína para apoiar um lá de Gurupi. Alfinetou, acrescentando.

Dentro desse quadro de escolha, vou ficar com quem me ajudou. E que me ajudou, na hora que mais precisei, foi o Jorge. Então, acho que é uma retribuição a essa luta a esse trabalho. Não vamos ficar fora aqui não, vamos ajudar. Finalizou César, dizendo que Jorge já conquistou sua simpatia.