Comunidade Chambary Valley está mostrando que é possível diversificar a economia local
Foto: Unsplash

A região de Araguaína, assim como todo o norte de Tocantins, é conhecida pela força do agronegócio e também do comércio varejista. Entretanto, a comunidade Chambary Valley está mostrando que é possível diversificar a economia local com o financiamento de startups. Além de investimentos direitos e ações, o grupo tem buscado formas de chamar atenção para o potencial de empreendimentos que apostam alto nas novas tecnologias.

 

Criada em 2019, a Chambary Valley tem esse nome “americanizado” por fazer uma referência a região de Silicon Valley, que fica nos Estados Unidos e é a casa de gigantes da tecnologia, como a Google e a Apple. Essa homenagem não é feita apenas pela comunidade de Araguaína, pois é uma espécie de tradição das empresas deste setor. A 153 Valley, de Gurupi, e a San Pedro Valley, de Belo Horizonte, também possuem nomes em inglês.

 

Entretanto, apesar do nome estrangeiro, o grupo tem como objetivo principal desenvolver o cenário de startups da cidade e de todo o norte de Tocantins. Além de conseguir investimentos, os organizadores buscam reunir empreendedores, professores, acadêmicos e qualquer pessoa que tenha interesse na área de tecnologia da região. Assim, é possível fortalecer o ecossistema de inovação local.

 

Recentemente, a Chambary Valley chamou atenção pelo sucesso de uma startup que trabalha justamente com o agronegócio da região, e que promete realizar um grande impacto na economia do estado. A DigiPec é uma plataforma desenvolvida para smartphone onde é possível gerir e controlar pastos, gados e até lotes inteiros de plantações. O objetivo da empresa é fazer com que a tecnologia chegue no campo e facilite a vida do produtor.

Palestras e cursos

Além de ajudar a empresas como a DigiPec conseguirem destaque, a comunidade é responsável também por apostar no futuro. Ou seja, o grupo organiza cursos profissionalizantes e também encontros com outras empresas que trabalham na área. Apenas em 2019, por exemplo, foram realizados quatro grandes eventos: o Smarth City, a Hackathon Varejo, a Hackathon AgroTech e o Encontro Chambary Valley no Araguaia. Todos eles foram considerados um sucesso pela comunidade.

O grupo organiza cursos profissionalizantes e também encontros com outras empresas

Dessa forma, o setor começa a ganhar espaço em Araguaína e consegue fazer com que outras instituições tenham interesse como financiadoras. Em julho deste ano, o Sebrae confirmou um investimento de R$ 200 mil em startups da cidade. A ideia é fomentar as inovações e trazer um impacto positivo para todo o norte de Tocantins. Só assim para tirar a ideia de que a região se destaca apenas pelo agronegócio.

 

Outro acontecimento que chamou atenção foi a presença de diversas empresas do Tocantins, inclusive da Chambary Valley, no StartupON. O evento é considerado um dos mais importantes do Brasil e é direcionado para todas as startups que buscam realizar networking ou novas ideias para investir. Ele foi realizado virtualmente e transmitido para todo o território nacional, o que é ótimo para colocar a região na pauta de outros estados.

O potencial dos jogos digitais

Entre os vários mercados abertos para as novas tecnologias, os jogos digitais é o que mostra mais potencial em Tocantins e por todo o Brasil. Por exemplo, os brasileiros donos de smartphones gastam cerca de 5 horas por dia com jogos como Free Fire Battleground e Fortnite, seja em um Android ou iOS. Já os fãs de jogos de apostas possuem plataformas como a VegasSlotsOnline para aprender a jogar bacará online, que é um dos jogos desse estilo mais simples e populares do mundo. Também podemos falar dos videogames, que são alguns dos produtos mais vendidos no site brasileiro da Amazon, principalmente o Playstation e o XBox.

Assim, esse mercado bilionário acaba por virar uma excelente oportunidade de investimento para o futuro. Algumas iniciativas em Tocantins começam a abrir os olhos para isso. No ano passado, o Senai Palmas organizou o Global Game Jam (GGJ), que foi um evento de 48 horas voltado totalmente para atividades de criação e ensino no desenvolvimento de jogos digitais. Algo que pode incentivar o surgimento de empresas na área.

Chambary Valley surgiu justamente de iniciativas como essas, e isso faz com que o norte de Tocantins se abra para as novas tecnologias. Seja com jogos digitais, ou em qualquer outro setor, é importante ver todas as ações que são realizadas pelos grupos de Araguaína. As comunidades de startups sabem que precisam se unir para o crescimento deste mercado, e isso tem acontecido de forma exemplar. A economia da região agradece, pois, os impactos são até rápidos e com grande potencial positivo.