A Prefeitura de Araguaína, por meio da Assessoria de Comunicação, providenciou a bandeira do município para o ciclista Carlos Henrique Ribeiro. Antes pobre e analfabeto, o ex-pedreiro viajante e apaixonado pelo esporte sobre duas rodas carregava consigo o sonho de mudar de vida através do esporte. Ribeiro hoje tem 50 anos e muitos sonhos na bagagem. Já percorreu em onze anos mais de 60 mil quilômetros de rodovias federais e estaduais, passando por mais de 2.600 cidades em todo o Brasil. Com sua bicicleta que pesa 30 quilos, o ciclista visitou todos os países da América do Sul e, segundo ele, ganhou as páginas do Guinness Book, o livro dos recordes, como recordista mundial de ciclismo de longa distância e por ser considerado pela publicação como o colecionador com o maior número de bandeiras de cidades do Brasil. Carlos Henrique já tirou fotos ao lado de vários famosos, como a apresentadora de TV Ana Hickmann, o jogador Neymar e até com o ex-presidente Lula.

Meta

Para 2016, o ex-pedreiro tem uma nova meta: forrar o gramado do Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, com 4.300 bandeiras, durante os Jogos Olímpicos. Por isso, segundo ele, está recebendo doações de bandeiras, de capitais e município. Atualmente, Carlos Henrique conta com mais de 1.500 bandeiras, que devem forrar de um dos mais importantes estádios de futebol brasileiros. “Em Araguaína não tive dificuldades em conseguir a bandeira, e claro, não poderia deixar de levar a bandeira do município”, explicou ele. Além de dar pedaladas pelo Brasil, o ciclista ministra palestras motivacionais nas escolas. “Minha intenção é incentivar os jovens a correr atrás dos seus sonhos”, disse ele.

Destino

Carlos Henrique é natural de Rincão (SP), mas atualmente mora na cidade paulista de Santa Rosa de Viterbo e tem como patrocinadora oficial uma rede de escolas de idiomas. De Araguaína, Carlos Henrique segue agora para Marabá (PA) e depois Imperatriz (MA).  Tudo com sua inseparável companheira, que transformou seu futuro: a bicicleta.