O dia das crianças acabou de passar, mas o Natal já está muito próximo
Foto: Divulgação

O dia das crianças acabou de passar, mas o Natal já está muito próximo. Então, novamente, é hora de escolher presentes para as crianças. Para fugir um pouco do padrão de dar roupas e bonecos (e economizar, já que o preço desses itens no Tocantins está até 175% mais alto), preparamos uma lista de presentes criativos e que podem estimular a criatividade, a inteligência e as noções sociais nas crianças.

Jogos de tabuleiro

Os adultos de hoje em dia sabem a importância que os jogos de tabuleiro tiveram no próprio desenvolvimento. Entretanto, com a internet e os smartphones, este tipo de produto é muito pouco lembrado pelas crianças e também pelos pais na hora de presentear. Por isso, para as crianças um pouco mais crescidas, entre 6 e 13 anos, vale a pena dar algum jogo de tabuleiro. Além de estimular noções de estratégia, existem vários jogos que são capazes de unir a família por um bom tempo e proporcionar momentos de diversão.

Cozinha de brinquedo

A cozinha de brinquedo ajuda a estimular a criatividade e a aprendizagem, sendo uma ótima indicação para as crianças menores. Existem vários tipos, desde os mais simples, até alguns extremamente completos, que simulam perfeitamente uma cozinha real. Assim, você já consegue preparar o seu filho para pequenas tarefas do dia-a-dia, introduzindo também noções de responsabilidade.

Livros

O livro infantil é outro tipo de produto que teve a popularidade muito prejudicada pelas recentes tecnologias. Afinal, com apenas alguns cliques é possível encontrar qualquer história em texto ou em vídeo na internet. Mas, nunca podemos nos esquecer de todos os benefícios que a leitura traz para o desenvolvimento infantil. Por isso, a dica de presentear com livros é sempre válida.

Instrumentos musicais

Poucas coisas são mais estimulantes para o desenvolvimento das crianças do que os instrumentos musicais. Se a criança for menor, você pode presenteá-la com instrumentos de brinquedo, para introduzir o interesse pela música. Mas, se ela já estiver mais crescida, vale a pena investir em instrumentos de verdade. A coordenação motora, o ritmo, a criatividade e o senso artístico dela serão muito beneficiados.

Animais de estimação

Existem várias pesquisas que comprovam que ter um cachorro traz diversos benefícios para a saúde. Para as crianças, as vantagens são ainda maiores, pois o senso de responsabilidade é estimulado. Além disso, os animais também podem trazer melhoras significativas na sociabilidade infantil. Se o seu filho for tímido e não tiver muitos amigos na escolinha, a dica é ainda mais válida. Por fim, vale lembrar que as crianças estão sem aulas presenciais há um bom tempo e a companhia de um cão ou de um gato pode ajudar muito neste momento.