AF Notícias
Cinco vereadores de Araguaína protocolizaram pedido de registro de candidatura no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-TO) para deputado estadual e para federal nas próximas eleições, em outubro. Caso ganhem, abrirão vagas para que os suplentes assumam cadeiras na Câmara.
Os vereadores Soldado Alcivan (PP), Divino Bethânia Junior (PROS), Aldair da Costa Sousa, “Gipão” (PR) e Rejane Socorro (DEM) devem disputar para deputado estadual, logo após aprovação do registro de candidatura. O vereador presidente da Câmara Marcus Marcelo (PR) deve ser candidato a deputado federal.
Gipão, Rejane e Marcus Marcelo compuseram a coligação PR/DEM nas eleições de 2012 e caso os três sejam eleitos vão abrir espaço para que ex-vereadores derrotados nas últimas eleições retornem ao Legislativo Municipal. São eles: Cleide, Mané Mudanças e Baldão, respectivamente, o segundo, terceiro e quarto suplentes da coligação. O primeiro suplente era o vereador Xeroso que assumiu recentemente no lugar da vereadora Terezona, cassada pela Justiça Eleitoral.
Se o pepista Alcivan Rodrigues também lograr êxito em sua candidatura a deputado estadual, outro ex-vereador será beneficiado. Orivan Gonçalves de Lima, o Orivan do INSS, já foi também vereador de Araguaína, mas ficou como primeiro suplente nas últimas eleições.
No lugar de Divino Bethânia Junior (PROS) já estar o suplente Carlos Silva e permanecerá caso seu candidato seja eleito deputado estadual.
Os pedidos de registro de candidatura já foram distribuídos aos relatores, Juízes membros do TRE-TO. O pleno do Tribunal tem até o dia 5 de agosto para julgar todos os processos.