A exibição do filme Cinema Paradiso, de Guiseppe Tornatore, marca a volta da programação cinematográfica no Cineclube Cinema e História da Universidade Federal do Tocantins (UFT) em Araguaína. A sessão acontece neste sábado (19) a partir das 14h, no Auditório do Bloco C do Câmpus Cimba, onde são realizadas as aulas do Curso de História.
A produção cinematográfica produzida em 1988 retrata os anos que precedem a chegada da televisão em uma pequena cidade, onde um garoto se apaixona pelo cinema e procura a ajuda de um projecionista. A história se desenvolve contando a trajetória do menino como um cineasta. O trailer pode ser assistido aqui.
"A intenção é cristalizar o cineclube no Câmpus de Araguaína, procurando construir uma "cultura cinematográfica" entre a comunidade acadêmica e também de fora da universidade", afirma um dos professores responsáveis pelo projeto de extensão Cinema e História e idealizador do cineclube, Plábio Desidério. O projeto é divido em quatro momentos organizados por professores diferentes, com seis encontros cada.
A sessão de "Cinema Paradiso" é a terceira atividade do primeiro momento do projeto, que segue até agosto e já teve a exibição dos filmes "O Artista" e "A Invenção de Hugo Cabret".
Os encontros acontecem quinzenalmente, sempre aos sábados, a partir das 14h, e são abertos à comunidade.
Programação:
19 de julho
Filme: Cinema Paradiso
Direção: Guiseppe Tornatore
Produção: Itália
Lançamento: 1988
02 de agosto
Filme: Aspirinas e Urubus
Direção: Marcelo Gomes
Produção: Brasil
Lançamento: 2005
16 de agosto
Filme: A rosa púrpura do Cairo
Direção: Woody Allen
Produção: E.U.A
Lançamento: 1985
30 de agosto
Filme: O jogador (30/08)
Direção: Robert Altman
Produção: E.U.A
Lançamento: 1992