Primeira turma a se formar na Escola Jovem em Ação, no Colégio Rui Barbosa.
Foto: Katriel Bernardes

Uma noite que ficará registrada na história de 76 jovens. Assim foi a primeira formatura do programa Escola Jovem em Ação, do Colégio de Tempo Integral Rui Barbosa, em Araguaína. A solenidade de graduação foi realizada na noite dessa quinta-feira, 19, na Igreja Batista Nova Jerusalém.

A secretária de Estado de Educação, Juventude e Esportes, Adriana Aguiar, que esteve presente na formatura, reforçou que cada estudante leva na bagagem uma formação diferenciada, por terem no currículo os aprendizados do programa Escola Jovem em Ação. “Além disso, por meio da disciplina Projeto de Vida, esses jovens ganham um reforço sobre seus interesses e objetivos de vida. Assim, esses estudantes estão ainda mais preparados para os novos desafios, por aprenderem sobre foco e determinação", destacou.

A diretora regional de Educação de Araguaína, Ana Cláudia Martins, disse que esta etapa tem grande importância social e educacional. "Esses alunos são jovens protagonistas e participaram ativamente do processo educacional. Agora, eles estão preparados para os novos desafios, seja nas universidades ou na relação social. Esta primeira turma de formandos do Jovem em Ação, do Colégio Rui Barbosa, mostra que este é um programa de total relevância educacional, visto que tem resultados extremamente positivos, inclusive com estudantes aprovados em importantes vestibulares do Estado", pontuou.

Em seu discurso de formatura, a estudante Kayllane Fernanda Oliveira afirmou a importância do programa. "Esse é um momento único e nos sentimos preparados para os novos desafios. A Escola Jovem em Ação colaborou e muito em nossa formação", afirmou a formanda.

Projeto de Vida

O Projeto de Vida é uma disciplina ofertada nas 22 escolas do ensino médio que funcionam em tempo integral e tem a finalidade de auxiliar adolescentes e jovens a refletirem sobre os seus interesses e objetivos de vida.

Jovem em Ação

O programa Escola Jovem em Ação foi implantado no Tocantins, em 2017, com a parceria do Governo Federal e foi adotado por 12 unidades escolares. Em 2019, são 22 escolas contempladas com o programa.

O diferencial é que o jovem passa a ser protagonista e participa ativamente de todo o processo educacional, desde a elaboração, a execução, até a avaliação das ações realizadas na escola.

Com o programa, a unidade escolar passa a investir na formação de salas temáticas, na construção de laboratórios de ciências e na formação de professores.

Confraternizações

Além da formatura, a gestora da Seduc, Adriana Aguiar, prestigiou ainda dois eventos de confraternização de fim de ano. O primeiro do Centro de Ensino Médio Paulo Freire, e o segundo do Colégio Estadual Ademar Vicente Ferreira.